Agência PARLASUL (27/07/2020). Nesta segunda-feira (27), a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL se reuniu de forma virtual para estudar as próximas atividades a serem realizadas e a situação política no Estado Plurinacional da Bolívia.
Esta reunião também analisou o trabalho realizado pelas Comissões Permanentes, bem como diversos assuntos administrativos relacionados ao funcionamento do Parlamento no âmbito das restrições declaradas pelos governos dos países do MERCOSUL.
O Presidente Oscar Laborde informou sobre as atividades das Comissões Permanentes no último mês e a Mesa Diretora aprovou a realização de dois seminários no próximo mês de agosto. O primeiro é o Fórum Virtual sobre o impacto das mudanças climáticas nos setores produtivos, por iniciativa do Parlamentar brasileiro Heitor Schuch e da Comissão de Infraestrutura; e o segundo, o Webinar sobre Corredores bioceânicos da América do Sul, por iniciativa do Presidente Laborde e que contará com a participação de representantes dos governos, organizações internacionais e sociedade civil.
A Presidência do PARLASUL também informou que a instituição está trabalhando para estender o período de transição que termina este ano. O período de transição atualmente em vigor determina que os Estados Partes devem realizar eleições diretas para o Parlamento do MERCOSUL até dezembro de 2020.
Por fim, os membros da Mesa Diretora expressaram sua preocupação com a situação política e eleitoral na Bolívia. A Presidência informou que mantém contato permanente com as autoridades eleitorais e representantes dos partidos políticos em disputa e que o Observatório da Democracia continuará acompanhando o tema, com o objetivo de promover o diálogo entre as partes, a fim de acordar rapidamente uma data para as eleições naquele país.
Participaram da reunião o Presidente do PARLASUL, Parlamentar Oscar Laborde; a Parlamentar Cecilia Britto, Chefe da Delegação da Argentina; os Parlamentares Nelsinho Trad, Chefe da Delegação do Brasil e Celso Russomanno, Vice-Presidente pelo Brasil; o Parlamentar Tomás Bittar, Vice-presidente pelo Paraguai e Manuel Morinigo, Chefe da Delegação paraguaia; o Parlamentar Daniel Caggiani, Vice-presidente pelo Uruguai; a Parlamentar Benita Díaz, Vice-presidente pela Bolívia; o Parlamentar Luis Rondon, Vice-presidente pela Venezuela e o Parlamentar Oscar Ronderos, Chefe de Delegação da Venezuela; além do Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil),
A próxima reunião da Mesa Diretora está marcada para o dia 31 de agosto.