Comissão do PARLASUL aprova projetos de integração viária e energética no MERCOSUL

Agência PARLASUL(25/06/2020) Nesta quinta-feira (25), foi realizada Reunião virtual da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL. No encontro, foram aprovados dois projetos de interesse para a integração regional em infraestrutura e uma proposta para a realização de reunião virtual com autoridades locais para discutir a situação da passagem de fronteira na região de Posadas, entre a Argentina e o Paraguai.

O Presidente da Comissão, o Parlamentar paraguaio Enzo Cardozo, coordenou a reunião que teve como primeiro ponto de pauta a apreciação da Proposta de Declaração apresentada pela Parlamentar argentina Cecilia Britto pela qual é declarado de interesse regional o Projeto para a construção da Ponte Internacional que unirá a cidades vizinhas de Porto Xavier, na República Federativa do Brasil com San Javier, Misiones-República Argentina. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Sobre o assunto, os parlamentares destacaram a importância da construção da ponte que ligará as cidades entre os dois países que gerará crescimento econômico e intercâmbio cultural além de descomprimir outras passagens de fronteira possibilitando maior circulação de pessoas e bens. Os parlamentares do MERCOSUL também ressaltaram o objetivo de consolidar os laços de amizade cultural, social, comercial e econômica entre os Estados da região.

O parlamentar brasileiro Heitor Shuch informou que debateu a proposta com representantes da Associação de Municípios da Região das Missões do Estado do Rio Grande do Sul, expressando seu apoio ao projeto e acrescentando que “a ponte entre Porto Xavier e a cidade argentina de San Javier é um elo muito importante para a região das Missões, no Estado do Rio Grande do Sul. ”

Por sua parte, o deputado boliviano Edgar Romero apoiou a medida, expressando que “é um projeto muito importante do ponto de vista da integração sul-americana. Projetos como esses fazem muito bem à região. Portanto, nossa posição como Bolívia é apoiar essas iniciativas.”

Posteriormente, o Parlamentar brasileiro Lucas Redecker fez uma abordagem histórica sobre a necessidade de promover a construção da ponte na região. Segundo o Deputado, “há uma demanda reprimida há muitos anos na relação de transporte viário. Estamos no ano de 2020 e já devemos ter a infraestrutura estabelecida entre nossos países há muito tempo.”

Dando seguimento aos trabalhos da Comissão, o Presidente Enzo Cardozo submeteu à consideração dos parlamentares a Proposta de Recomendação apresentada pelo Parlamentar argentino Alejandro Karlen, que recomenda a construção de uma represa de compensação no Conselho de Mercado Comum do MERCOSUL (CMC). o Rio Paraná na zona fronteiriça de Itacorá, Ñeembucú (República do Paraguai) e Itatí, Corrientes (República Argentina), levando em consideração a importância da energia hidrelétrica como insumo básico para o desenvolvimento socioeconômico dos países no processo de integração MERCOSUL.

Para o Parlamentar Karlen, “no projeto, é possível ver a importância do uso de nossos recursos naturais para geração de energia é bastante detalhada. Temos nesta proposta um incentivo muito importante para a região.

O Parlamentar paraguaio Ricardo Canesse, na mesma linha, reconheceu que "é um projeto muito interessante, acima de tudo, em nível técnico". Ele ponderou sobre a necessidade de realizar estudos técnicos. Segundo o deputado, "aqui o fundamental é que promovamos o estudo de viabilidade considerando as variáveis ambientais e sociais".

Após as intervenções dos parlamentares, o projeto foi aprovado por unanimidade e foi abordado o último item da Reunião sobre a passagem de fronteira em Posadas, entre Argentina e Paraguai, proposto pela Parlamentar Blanca Lila Mignarro.

A Parlamentar propôs que seja realizada uma reunião virtual com as autoridades locais para discutir medidas para tornar a travessia de pessoas na referida fronteira mais ágil, onde, segundo a mesma, cidadãos e famílias com crianças esperam mais de oito horas para atravessar fronteira.

O Presidente paraguaio Enzo Cardozo apoiou a iniciativa e propôs que as autoridades policiais locais e gestores públicos sejam chamados para garantir a livre circulação de pessoas.

Por fim, a Parlamentar argentina Julia Perié demonstrou preocupação com a situação, expressando que "a fronteira deveria ser mais amigável". Quanto ao diálogo com as autoridades locais, a Parlamentar afirmou que "a reunião é muito necessária e é uma obrigação de nossa parte estarmos atentos ao que está acontecendo naquela região".

A Comissão aprovou a iniciativa de promover a reunião para tratar sobre o tema no mês de julho.