Agência PARLASUL (04/06/2020). Esta quinta-feira (4) se reuniu a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL de forma virtual para estudar os próximos passos do bloco e do Organismo em relação à pandemia que afeta aos Estados Partes do MERCOSUL. Esta reunião também revisou o trabalho realizado pelas Comissões Permanentes assim também como vários assuntos administrativos relativos ao funcionamento do Parlamento no marco das restrições declaradas pelos governos dos países do MERCOSUL.
Primeiramente, Oscar Laborde, Presidente do PARLASUL e Parlamentar pela República Argentina, junto aos Vice-presidentes e Chefes de Delegação dos outros países realizaram um exaustivo repasso da situação de seus países frente ao COVID-19.
O Presidente Laborde informou sobre as atividades das Comissões Permanentes durante o último mês e convocou aos Parlamentares a participar da reunião no dia de hoje (4) do Frente Parlamentar contra a Fome, onde participarão representantes da FAO, dos governos da região e da sociedade civil. Também relatou que o Parlamento do MERCOSUL segue trabalhando com a Comissão de Representantes Permanentes do MERCOSUL sobre a implementação do Estatuto da Cidadania do bloco.
A Presidência do PARLASUL também informou que a instituição está trabalhando com a UNILA em uma proposta para a criação de uma Escola de Governo do PARLASUL que pretende proporcionar a capacitação, melhora e a profissionalização de agentes públicos, do setor governamental, privado e não governamental, buscando fortalecer e ampliar a capacidade de execução de políticas públicas com critério da integração regional. Se busca estimular a formação de uma consciência coletiva de valores cidadãos e comunitários, contribuindo à integração latino-americana através da melhoria e ampliação do MERCOSUL.
Estiveram presentes o Presidente do PARLASUL, Parlamentar Oscar Laborde, e a Parlamentar Cecilia Britto, Chefa da Delegação Argentina; os Parlamentares Nelsinho Trad, Presidente da Delegação do Brasil e Celso Russomanno, Vice-presidente pelo Brasil; Parlamentar Tomás Bittar, Vice-presidente por Paraguai; Parlamentar Benita Díaz, Vice-presidente por Bolívia; e também o Parlamentar Víctor Santamaría (Argentina).
A próxima reunião da Mesa Diretora está prevista para o dia 21 de julho de 2020.