Agência PARLASUL (01/06/2020). Nesta segunda-feira (1), o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Oscar Laborde, participou de um Diálogo Político Interparlamentar a favor de ações para enfrentar os impactos da Pandemia Covid 19. Além do intercâmbio sobre as realidades específicas de cada região, na reunião virtual os participantes trabalharam em uma Declaração conjunta do Fórum Parlamentar da África e América Latina e Caribe, AFROLAC, relativa as ações para a gestão da pandemia a partir do âmbito Parlamentar.
A reunião foi iniciada pelo Senador Jorge Pizarro, Presidente do Parlamento da América Latina e Caribe (PARLATINO), que destacou que "a pandemia de Covid 19 está gerando uma crise sanitária para a saúde das pessoas, uma crise social pelos efeitos negativos que tem tido nas famílias e uma crise econômica pelo declínio da atividade, com o consequente custo social do desemprego e do reduzido crescimento em cada um dos nossos países". Salientou que o objetivo deste diálogo político é "gerar uma maior coordenação a nível internacional, primeiro entre os Parlamentos, mas, sobretudo, instar os nossos governos, tanto na África como na América Latina, a terem uma melhor integração e cooperação para enfrentar os efeitos negativos da Pandemia".
Por sua vez, o Presidente da Câmara dos Conselheiros do Reino de Marrocos e Presidente da Liga dos Senadores da África e do Mundo Árabe, Benchamach Abdelhakim, frisou que "para além dos desafios transcontinentais como o terrorismo, a imigração, as alterações climáticas e também a injustiça do sistema internacional e global, estamos enfrentando novos desafios resultantes da Pandemia. Hoje não há lugar para uma tendência protecionista dos Estados, porque precisamos mais do que nunca de solidariedade e de eliminar a tendência do egoísmo dos países".
A Senadora Monica Fernandez Balboa, Presidente do Conselho de Administração do Senado Mexicano, afirmou que "na América Latina desenvolvemos uma cooperação Parlamentar próxima e amigável com resultados no âmbito de vários Fóruns e Assembleias Continentais e Regionais e avançar nesta cooperação bi-regional com África certamente também nos levará a melhores espaços de colaboração para esta emergência epidemiológica e outras que possam surgir no futuro".
Do mesmo modo, Nadia de León, Presidente do Parlamento Centro-Americano, declarou que a partir do PARLACEN "foram tomadas várias medidas para enfrentar a emergência da Pandemia COVID, uma situação muito difícil para a região centro-americana que teve repercussões nos domínios socioeconómico e político, mas também uma oportunidade para avançar na união dos nossos Estados centro-americanos".
Por outro lado, o Presidente do PARLASUL, Oscar Laborde, ressaltou que "no PARLASUL estamos propondo a gratuidade da vacina COVID 19. Será difícil consegui-la, mas eu quero propor o debate". Igualmente, Laborde destacou que "temos que ser solidários e apoiar-nos mutuamente, mas se nós, como líderes políticos dos nossos países, não compreendermos que se trata de um aviso rigoroso, será difícil para nós desempenharmos o papel de representação do nossos povos".
O Dr. Victor Rolando Sousa, Presidente do Parlamento Andino (PARLANDINO), concluiu as apresentações declarando que "a crise que enfrentamos neste momento desde a pandemia de Covid 19 é sem dúvidas o maior desafio que a atual geração de líderes políticos tem enfrentado. É basicamente um desafio de gestão e de políticas de saúde, de gestão e de políticas econômicas".
Depois da aprovação da Declaração Conjunta, a reunião terminou com um minuto de silêncio "por todos aqueles que morreram e estão sofrendo as graves consequências desta pandemia", disse Pizarro. Além das autoridades acima referidas, participaram da reunião o Vice-Presidente do PARLATINO, José Serrano, e o Vice-Presidente do PARLACEN, Ricardo Calderon.