Agência PARLASUL (23/04/2020). Nesta quinta-feira (23), os membros da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL, presididos pelo Parlamentar paraguaio Enzo Cardozo, se reuniram de maneira virtual para continuar a discussão de projetos de infraestrutura regional.
A Comissão aprovou a Proposta de Declaração da Delegação do Paraguai, a qual reafirma o direito soberano deste país de dispor de 50% de todos os tipos de energia de Itaipú no âmbito da integração estabelecida no Tratado de Assunção, além de outra Proposta de Declaração relacionada ao cumprimento dos Tratados Hidrelétricos Binacionais, com o objetivo de respeitar a soberania hidrelétrica do Paraguai.
Com a mesma ordem de relevância, discutiram o Corredor Bioceânico, proposto pelo Parlamentar argentino Alejandro Karlen, no qual definiram agendar uma reunião virtual com autoridades do governo, nos meses de maio e junho, para continuar avançando no processo de concretização deste trabalho de grande interesse para a região. Além disso, foi apresentada uma proposta para a construção da ponte definitiva em Puerto Falcón com um único centro aduaneiro. "É tão necessário e é uma dívida pendente da Argentina e do Paraguai nessa passagem de fronteira", afirmou Karlen.
Por outro lado, os membros da Comissão relataram a situação atual, em suas diferentes regiões, resultante da pandemia de coronavírus COVID-19. O Parlamentar Karlen acrescentou que "precisamos de infraestrutura tanto para atendimento médico como para o retorno ao trabalho e um apoio às Pymes", coincidindo com o Parlamentar Ramón Rioseco, na necessidade de fortalecer as obras públicas, que são o principal gerador de trabalho imediato no país.
Por fim, o Parlamentar paraguaio Enzo Cardozo agradeceu a ampla participação e informou que a próxima reunião virtual será realizada na quinta-feira, 30 de abril, onde a Parlamentar paraguaia Blanca Lila Mignarro abordará as dificuldades da passagem fronteiriça em Posadas.
Participaram da Comissão os Parlamentares da Argentina Hernán Cornejo, Jorge Vanossi, Ramón Rioseco e Alejandro Karlen; o Parlamentar boliviano Edgard Romero; os Parlamentares do Brasil, Heitor Schuch e Ricardo Barros; os Parlamentares do Paraguai Enzo Cardozo (Presidente), Ricardo Canese, Nelson Argaña, Blanca Mignarro; e o Parlamentar uruguaio Conrado Rodríguez.