Comunicado de Presidência

Comunicado da Presidência (20/04/2020). Ante o falecimento de Felipe Michelini (1961-2020)

O Parlamento do MERCOSUL expressa sua profunda dor pelo falecimento do Dr. Felipe Michelini no dia de ontem (19). Expressando a toda sua família, amigos e companheiros, nossas mais profundas condolências.

Felipe Michelini foi Parlamentar do Parlamento do MERCOSUL no período 2010-2015 e foi Deputado da República Oriental do Uruguai pela Frente Ampla. Membro fundador do Observatório de Políticas Públicas de Direitos Humanos do MERCOSUL, docente universitário na Universidade da República do Uruguai, FLACSO-Uruguai, consultor do Instituto Artigas do Serviço Exterior (IASE), e Subsecretário do Ministério de Educação e Cultura (2005-2009).

Desempenhou outras importantes responsabilidades internacionais, desde muito jovem fez parte da comissão que verificou os acordos de paz em El Salvador, no último período de governo integrou a Delegação Uruguaia na Comissão Administradora do Rio da Prata, sendo também membro do Conselho de Direção do Fundo Fiduciário da Corte Penal Internacional em Benefício das Vítimas (FFBV); entre 2005 e 2007 foi vice-presidente do Conselho da UNESCO.

Seu compromisso com a defesa dos Direitos Humanos, para a recuperação da verdade, a justiça e a memória histórica coletiva do povo uruguaio ficarão sempre em seu legado.