Agência PARLASUL (18/04/2020). A Comissão de Assuntos Econômicos do Parlamento do MERCOSUL realizou uma Reunião Virtual nesta última sexta-feira (17) para tratar das estratégias e das medidas econômicas que os países do MERCOSUL estão adotando para enfrentar os impactos decorrentes da pandemia do coronavirus COVID-19.
O Presidente da Comissão, Parlamentar Argentino Alejandro Karlen, apresentou uma proposta de criação de um Fundo de Estabilidade do MERCOSUL para auxiliar os países do bloco a reagir à crise econômica provocada pela pandemia do COVID-19 nas áreas sanitária, bancária, econômica e financeira. A proposta foi aprovada pela Comissão e será encaminhada ao Plenário do PARLASUL para apreciação.
Segundo Karlen, é “uma medida para que as pequenas e médias empresas e que todas as organizações tenham a oportunidade de ter acesso a esse recurso e é algo muito importante. Acredito que é necessário que esse estímulo ocorra para todos os setores de forma igualitária.”
Em seguida, os parlamentares da Comissão relataram as ações em curso que os países do MERCOSUL adotaram para minimizar os impactos da crise considerando as medidas macroeconômicas para o fortalecimento de estrutura das instituições de saúde pública, para a proteção dos empregos e das atividades produtivas dos países do bloco.
O Parlamentar brasileiro Odair Cunha apoiou a proposta, que segundo ele “é fundamental que tenhamos um fundo que seja capaz de produzir ajuda mútua entre os países da região.”
Por sua vez, o parlamentar paraguaio Nito Bogado apoiou o projeto e relatou as medidas econômicas adotadas pelo Paraguai tais como a possibilidade de que o governo abra um crédito suplementar para o aumento do investimento público na área de saúde.
O Parlamentar argentino Gabriel Fidel ressaltou a necessidade de que sejam tomadas medidas conjuntas entre os países do MERCOSUL inseridas numa estratégia que considere as políticas econômicas, financeiras, infraestrutura, saúde e trabalho. Nesse sentido, a Comissão de Assuntos Econômicos proporá a realização de reuniões conjuntas inicialmente com a Comissão de Saúde do PARLASUL para definir ações de enfrentamento à Pandemia do Coronavirus COVID-19 que envolvam tanto os órgãos do Parlamento do MERCOSUL como outras instâncias regionais de coordenação de ações e políticas para o enfrentamento à crise.
Participaram da Reunião os Parlamentares Alejandro Karlen e Gabriel Fidel (Argentina), Odair Cunha (Brasil) e Nito Bogado (Paraguai).