Fundo comum do MERCOSUL é proposto para garantir insumos médicos aos países mais afetados

Agência PARLASUL (17/04/2020). Nesta sexta-feira (17), os membros da Comissão de Saúde do Parlamento do MERCOSUL, presidida pelo Parlamentar brasileiro Carlos Gomes, se reuniram em forma virtual para aportar informações atualizadas sobre a situação do COVID-19 nas regiões afetadas do bloco; informações que formarão parte do Relatório da Comissão.

Entre as propostas debatidas, os Parlamentares definiram como medida a criação de um Fundo Comum do MERCOSUL para garantir insumos médicos, tais como respiradores, máscaras e medicamentos aos países que não contem com as quantidades necessárias. Por outra parte, ainda que atualmente não há uma vacina no mercado, os Parlamentares se adiantaram a definir a importância de garantir que esta vacina seja gratuita dentro dos Estados Partes do MERCOSUL.

Os Parlamentares venezuelanos Oscar Ronderos, Lawrence Castro e Rafael Veloz, apresentaram uma denúncia sobre a perseguição ao pessoal médico venezuelano que atende e informa sobre a situação do COVID-19. Assim como também aspectos como o acesso a equipamentos médicos, respiradores, máscaras, gel e outros insumos; e também a respeito da escassez de gasolina a nível nacional.

Os Parlamentares argentinos expuseram as situações das diferentes regiões ou províncias. Entre eles, o Parlamentar Julio Sotelo, quem destacou o projeto sobre a gratuidade das vacinas, desde o momento na qual se tenha acesso [à vacina], sendo um projeto em conjunto com o Presidente do PARLASUL, Oscar Laborde (Argentina).

Por sua vez, o Parlamentar brasileiro Maurício Dziedricki apresentou um resumo dos últimos acontecimentos no Brasil e sobre as políticas cumpridas para combater o avanço da pandemia no país.

Finalmente, o Parlamentar Carlos Gomes, Presidente da Comissão de Saúde, destacou a importância de solucionar o tema da seguridade alimentaria para todas aquelas pessoas que estão em suas casas durante este período da pandemia do COVID-19 e que não tem um sustento formal. “Precisamos chamar a atenção do MERCOSUL, de nossos governantes, para não descuidar temas como, o sistema imunológico das pessoas e o estresse, não podemos deixar que as pessoas morram de fome em suas casas”, enfatizou Gomes.

Logo deste encontro, está previsto elaborar um Relatório da Comissão, no qual participarão os Parlamentares da Argentina Damián Brizuela, Marcela Crabbe, Osvaldo Mercuri, Eduardo Nicoletti e Julio Sotelo; os Parlamentares do Brasil Carlos Gomes (Presidente) e Maurício Dziedricki; e os Parlamentares da Venezuela Oscar Ronderos, Rafael Veloz e Lawrence Castro.