Agência PARLASUL (16/04/2020). Nesta quarta-feira, a Comissão de Assuntos Internos, Segurança e Defesa do Parlamento do MERCOSUL reuniu-se, conforme Disposição aprovada na última Mesa Diretora, através da qual foi solicitado às Comissões de Saúde, Assuntos Econômicos, Direitos Humanos, Trabalho e Defesa que convocassem reuniões para estudar o impacto do COVID-19 na região.
A Comissão, presidida pelo Parlamentar venezuelano Rafael Ramírez, reuniu-se virtualmente para discutir, principalmente, o impacto do COVID-19 na região, bem como suas consequências gerais e particulares em cada um dos países que fazem parte do MERCOSUL.
Além disso, foi considerado um documento apresentado pelo Presidente Oscar Laborde, sobre as contribuições do Parlamento para o Combate à Pandemia do COVID-19. "Entendendo que, nesta fase da crise, é essencial fortalecer a integração regional e expandir as capacidades do Estado para detecção, controle e mitigação da pandemia do COVID-19, além de criar ferramentas destinadas a ajudar socialmente aqueles que são fortemente impactados pela recessão econômica, produto das circunstâncias atuais”, afirmou Laborde.
Nesse contexto, foram definidos três acordos, o primeiro, um convite formal aos Ministros de Segurança e Defesa dos Estados Partes do MERCOSUL; segundo, o Parlamentar Oscar Ronderos apresentou que levará uma proposta ao Plenário para a formação de uma Comissão Especial do COVID-19 com o objetivo de trabalhar temas referentes a pandemia e a pós-pandemia; e terceiro, também nas próximas reuniões, convocar o Presidente do PARLASUL para aportar pessoalmente nas reuniões.
Em outro ponto, o Parlamentar argentino Gastón Harispe apontou a possibilidade de gerenciar o uso da assinatura eletrônica ou digital para avançar na aprovação dos diferentes projetos apresentados.