Agência PARLASUL (18/03/2020). Devido à atual situação sanitária do bloco e do mundo, os Parlamentares do MERCOSUL apresentaram algumas ações para solucionar o problema sanitário da região durante a permanência do surto de Coronavírus (Covid-19).
O Parlamentar Alejandro Karlen se reuniu com o Vice-ministro da Saúde do Paraguai, Julio Rolón, para monitorar o lançamento de um protocolo com várias medidas sanitárias para retardar o avanço do Coronavírus. Karlen também propõe declarar a validade de uma zona de alerta e vigilância epidemiológica na região do MERCOSUL durante o surto do vírus Covid-19.
Nesse sentido, o governo paraguaio decidiu suspender todos os eventos públicos ou privados de grande participação, como: shows, práticas esportivas, reuniões políticas ou religiosas, atividades em locais fechados que incluem cinemas, teatros e convenções. Da mesma forma, a iniciativa contempla o uso obrigatório da máscara e da ozonização nos diferentes meios de transporte. Medidas semelhantes também foram tomadas pelos outros governos da região.
O Parlamentar Karlen se referiu às medidas anunciadas e as descreveu como "convergentes e essenciais", alertou também que "as medidas adotadas visam proteger a população mais vulnerável (os idosos), desacelerar o máximo possível os contágios e permitir ao sistema de saúde o cuidado desses pacientes, e é isso que a OMS nos recomenda (...) com este projeto, propomos que a evolução epidemiológica da situação seja monitorada nas diferentes áreas da saúde dos países membros e forneça orientações mais detalhadas quando estiver disponível".
Cooperação cubana ante o Covid-19
Por outro lado, o Parlamentar paraguaio Ricardo Canese apresentou ao presidente do PARLASUL, Oscar Laborde, um pedido ao Parlamento do MERCOSUL para instar aos presidentes da região a estabelecer cooperação com a República de Cuba, aos efeitos de que se realize o fornecimento de Interferon Alfa 2B para o tratamento do tipo de Coronavírus que causa a pandemia.
O projeto de declaração busca que o Conselho do Mercado Comum (CMC) solicite uma cooperação solidária com a República de Cuba, a fim de mitigar o efeito do Coronavírus. O documento menciona que Cuba desenvolveu o medicamento Interferon Alfa 2B, que permite tratar e melhorar as condições de saúde das pessoas infectadas pelo Coronavírus (Covid-19); e considera que essa droga foi usada com sucesso na China, segundo o Parlamentar Canese.
No mesmo contexto, Canese apresentou uma Proposta de Declaração para recomendar a todos os Estados Partes do MERCOSUL, por meio do CMC, que priorizem os investimentos em saúde pública de maneira coordenada e implementem medidas urgentes que mantenham todos os empregos no setor informal da economia a partir de contribuições tributárias de pessoas físicas e jurídicas que possuem um patrimônio líquido superior a 10 milhões de dólares.
O Parlamento do MERCOSUL, dependendo das condições sanitárias e da continuidade ou não das medidas restritivas à não propagação do vírus causador da pandemia, se reunirá em abril, na cidade de Montevidéu, Uruguai, conforme agenda do calendário. aprovado para este 2020.