Agência PARLASUL (03/03/2020). Nesta segunda-feira (2), o Parlamentar argentino Humberto Benedetto apresentou no Parlamento do MERCOSUL Projeto de Declaração que busca seja repudiado o atentado ao Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela Juan Guaidó.
Segundo agências de notícias, este sábado 29 de fevereiro, o dirigente político Juan Guaidó foi vítima de um atentado por parte de “coletivos” durante uma mobilização na cidade de Barquisimeto.
Os fatos foram condenados pelos Estados Unidos, Espanha, igualmente as chancelarias dos países que integram o Grupo de Lima (integrado pelos governos da Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela) e pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que condenaram o ataque que teria sido perpetrado por “coletivos” contra a manifestação liderada por Juan Guaidó.
No Comunicado do Grupo de Lima se destaca que este tipo de atos de violência “vai em contra dos valores democráticos e não contribui com uma solução à grave crise pela que transita o país”.
Segundo o Projeto de Declaração do Parlamentar Benedetto, “o governo de Nicolás Maduro tem utilizado a violência contra aqueles que representam à oposição na Venezuela”. O texto apresentado busca que o Plenário do Parlamento do MERCOSUL “repudie o atentado que sofreu o Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e Presidente Encarregado Juan Guaidó, o povo que o acompanhava e membros da imprensa que cobriam a atividade na cidade de Barquisimeto, Estado Lara”. Ademais, assevera que “o mecanismo para resolver a crise que atravessa a Venezuela é uma eleição presidencial livre e justa”.
Com informações de agências de notícias.