Agência PARLASUL (31/01/2020). O Parlamentar argentino do MERCOSUL, Gaston Harispe, membro da Frente Parlamentar contra a Fome do PARLASUL, informou à Télam sobre a implementação do "Cartão Alimentação" pelo governo nacional argentino e afirmou que a fome na Argentina deveria levar à construção de uma nova solidariedade, mas com trabalho e produção genuínos.
Harispe afirmou que "uma em cada dez crianças não come o suficiente, de acordo com as estatísticas", e disse que "será um trabalho duro" para retornar a uma "sociedade justa" e "com trabalho". Esta ferramenta é uma credencial semelhante a um cartão de débito e não é utilizada para levantar dinheiro de um caixa eletrônico, mas destina-se à compra exclusiva de alimentos, com exceção de bebidas alcoólicas.
Para o Parlamentar argentino "o Cartão de Alimentação é um instrumento de uma política integral de luta contra a fome", destacou também que diante da realidade social argentina "hoje o Estado tem a palavra" e que o fato de hoje ser "uma política" é também "um produto da luta dos movimentos populares".
Deve-se destacar que o Cartão Alimentação é uma das principais medidas tomadas pelo atual governo do Presidente Alberto Fernandez para ajudar as famílias em situação de pobreza. "O fato de a luta contra a fome ser agora uma política de Estado é também produto da luta dos movimentos populares e da constante pregação do atual governo liderado pelo presidente Alberto Fernández", disse o integrante da Frente Parlamentar contra a Fome.