Agência PARLASUL (30/01/2020). O Parlamentar argentino Alejandro Karlen apresentou um projeto para declarar a validade de uma zona de alerta e vigilância epidemiológica na região do MERCOSUL durante o surto do vírus Coronavírus (nCoV). A iniciativa contempla o uso obrigatório de máscara e ozonização nos diferentes meios de transporte.
A Proposta recomenda o fortalecimento do sistema de vigilância epidemiológica que permita a identificação e caracterização precoce de casos suspeitos e confirmados do vírus.
Nesse contexto, está previsto instar ao Conselho do Mercado Comum a instruir o foro de negociação correspondente sobre a possibilidade de os Estados membros formalizarem um instrumento para o qual uma política regional possa ser estabelecida, bem como estratégias de gestão integrada em prevenção e controle que tenham. visar a detecção oportuna de casos da doença de Coronavírus.
O Parlamentar Karlen argumentou que "a iniciativa contempla o uso obrigatório de máscara e ozonização nos diferentes meios de transporte de todo o MERCOSUL, fundamentalmente o transporte aéreo de origem e que eles chegam ao MERCOSUL", enfatizando que isso "permite a uma pessoa com esses sintomas cubram a boca e o nariz, o que ajuda a conter micropartículas respiratórias, uma medida que faz parte da higiene da tosse”.
Finalmente, as considerações da Proposta sublinham a importância do Parlamento do MERCOSUL de instar os Estados membros a fortalecer as atividades de vigilância para detectar qualquer evento incomum de saúde respiratória. Além da importância de os profissionais de saúde possuírem informações sobre a possibilidade do aparecimento de uma infecção causada por esse vírus e as ações a serem tomadas em caso de suspeita.
"Com este projeto, propomos que a partir das diferentes áreas da saúde dos países membros seja realizado o monitoramento da evolução epidemiológica da situação e forneça orientações mais detalhadas quando disponíveis. Portanto, a declaração de validade da área de alerta e vigilância epidemiológica na região durante o surto do vírus Coronavírus (nCoV) é a melhor maneira de promover urgentemente políticas públicas para a implementação de medidas de controle e prevenção em toda a região, bem como estratégias conjuntas baseadas no monitoramento regional da doença, em visão da situação internacional”, concluiu Karlen.