Agência PARLASUL (27/01/2020). O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, o argentino Oscar Laborde, participou da XI Sessão da Comissão Interparlamentar de Acompanhamento da Aliança do Pacífico (CISAP), realizada em Valparaíso e Santiago do Chile, nos dias 23 e 24 de janeiro. Foi desenvolvido um trabalho conjunto entre os países membros, com ênfase nos eixos dos novos impulsos da coligação, que se centraram na justiça social e nas desigualdades.
A convite da Presidência Pro Tempore da CISAP, a cargo do deputado chileno Miguel Ángel Calisto, o Presidente Laborde participou da reunião e destacou que "os novos desafios das alianças regionais e continentais, num mundo globalizado, mutável e multipolar, obrigam-nos a repensar o futuro da América Latina em unidade, com estratégias de integração política, cultural e comercial, e sobretudo de infra-estruturas comuns, que nos permitam ter um continente que olhe para as oportunidades que se apresentam de ambos os lados do Atlântico e do Pacífico".
Com respeito à relação entre os blocos regionais, Laborde destacou em sua intervenção que "o MERCOSUL precisa avançar em acordos e complementaridades com a Aliança do Pacífico, especialmente no que se refere a um corredor ferroviário bioceânico que coloca nossa região em linha direta com os novos desafios logísticos e comerciais globais e gera riqueza e empregos em benefício de nossos povos".
Também estiveram presentes no painel o Presidente Pro Tempore da Comissão Interparlamentar de Acompanhamento para a Aliança do Pacífico (CISAP), o Deputado chileno Miguel Ángel Calisto, juntamente com o Coordenador Nacional da Divisão da Aliança do Pacífico da Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais, Alejandro Buvinic, e a Diretora Geral de Assuntos Econômicos Multilaterais da Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais, Angelica Romero, ambos do Ministério das Relações Exteriores do Chile.
A Aliança do Pacífico e a CISAP
A Aliança do Pacífico é composta por quatro países: Chile, Colômbia, Peru e México. Uma associação que com mais de 230 milhões de habitantes se tornou a nona potência econômica do mundo. A Comissão Interparlamentar de Acompanhamento da Aliança do Pacífico (CISAP) surge da importância dos poderes legislativos desses países para monitorar e controlar os tratados acordados entre os diferentes governos.
Com informações do site da Câmara de Deputados do Chile.