Presidente do PARLASUL participa do Fórum Latino-Americano de Direitos Humanos no Chile

Agência PARLASUL (24/01/2020). O Parlamentar argentino Oscar Laborde, Presidente do PARLASUL para o período 2020, participa do primeiro Fórum Latino-Americano de Direitos Humanos que ocorre nos dias 23, 24 e 25 de janeiro no antigo Congresso Nacional de Santiago do Chile.

Este primeiro Fórum é o início de uma série de reuniões orientadas a abordar o descontentamento dos cidadãos no mundo pelo sistema político, econômico e social, buscando ser um espaço de diálogo e debate que permita analisar os desafios comuns para traçar iniciativas conjuntas para a defesa e promoção dos direitos humanos na região e no mundo.

O evento internacional inclui a participação de diferentes expositores, como o juiz espanhol Baltasar Garzón, a advogada e política colombiana Piedad Córdoba; o dirigente político argentino Ricardo Luis Alfonsín e o ex-candidato à presidência chilena Marco Enriquez-Ominami, bem como a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff via streaming, entre outros.

Para o Presidente Oscar Laborde, as violações de direitos humanos durante os protestos nos últimos meses no Chile são graves e devem ser investigadas, conforme indicado pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. "Viemos aqui para nos comprometer, eu, como Presidente do PARLASUL, apresentarei um relatório das brutalidades que já ocorreram, (...) viemos nos comprometer e pedir solidariedade, o destino do governo argentino que decidiu contribuir com o grande país para que nos vá bem, podemos ser o exemplo de que existe outra maneira de construir e que não é fatal aceitar as consequências da política neoliberal e você tem a enorme responsabilidade de que essa luta efetivamente culmine com a transformação da Constituição e desnude ainda mais essa crise do modelo" disse Laborde.