Panamá será sede da Assembleia Eurolat 2019

Agência PARLASUL (11/12/2019). Nos dias 12 e 13 de dezembro será realizada a 12a. Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Euro-Latino-americana (EuroLat), nas instalações do Parlamento Latinoamericano e Caribenho (PARLATINO) na cidade de Panamá.

Entre os principais temas que serão debatidos nos encontros estão a cooperação em matéria de justiça penal; as Plataformas digitais e controle das negociações comerciais; a cultura como meio de promoção das relações e o reconhecimento de diplomas; Bioeconomia e o Direito humano a água; segurança e defesa; e o papel da mulher na economia circular.

Esta será a primeira reunião da EuroLat depois das eleições europeias de maio de 2019. “Contamos com uma maioria de novos membros na Delegação do Parlamento Europeu nesta Assembleia, pelo que para eles serão sua primeira reunião da EuroLat”, informaram os Co-presidentes Javi López (da União Europeia) e Jorge Pizarro (da América Latina e Caribe).

Desde o Parlamento do MERCOSUL, a delegação será encabeçada pelo Presidente Daniel Caggiani, como Co-vicepresidente do Componente Latino-americano; Julia Perié (Argentina), Co-presidenta da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Política Energética, Pesquisa, Inovação e Tecnologia; Enrique Gallo (Uruguai), Co-vicepresidente da Comissão de Assuntos Sociais, Jovens e Crianças, Intercâmbios Humanos, Educação e Cultura.

Também participarão os Parlamentares do MERCOSUL Alejandro Karlen (Argentina), Arlindo Chinaglia (Brasil), Juan Bogado (Paraguay), Edith Benítez (Paraguay), José Andrés Arocena (Uruguay) e Oscar Ronderos (Venezuela).

A Comissão de Assuntos Políticos discutirá sobre o fortalecimento da cooperação internacional em matéria de justiça penal e na necessidade de avançar no estabelecimento de acordos de assistência judicial recíproca entre a União Europeia, América Latina e o Caribe; os membros da Comissão de Assuntos Políticos também debaterão a recente comunicação da Comissão Europeia e da Alta Representante da União para Assuntos Exteriores e Política de Segurança sobre as relações entre a União Europeia, América Latina e o Caribe.

A Comissão de Assuntos Comerciais debaterá sobre os novos desafios políticos e regulatórios e os riscos potenciais causados pelo crescimento rápido e não regulado da economia das plataformas. De igual forma debaterão as formas de melhorar os poderes de controle dos Parlamentos e será realizada a eleição da co-presidenta do Foro EuroLat da Mulher do componente do Parlamento Europeu.

EuroLat é uma Assembleia Parlamentar multilateral composta por 150 membros, 75 do Parlamento Europeu e 75 da componente latino-americano, incluindo PARLATINO (Parlamento Latino-Americano), do PARLANDINO (Parlamento Andino), PARLACEN (Parlamento Centro-Americano) e PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL), com a participação também dos Congressos do México e do Chile. A EuroLat adota e apresenta resoluções e recomendações a várias organizações, instituições e grupos ministeriais responsáveis pelo desenvolvimento da Associação Estratégica Birregional.

Acompanhe a cobertura diária da reunião realizada pela Agência PARLASUL.