Agência PARLASUL (26/11/2019). Durante os próximos dias 27 e 28 de novembro, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do MERCOSUL realizará uma série de audiências na cidade de La Paz, Bolívia, para obter informação sobre as denúncias de violações dos direitos humanos no país.
A missão da Comissão se enquadra no mandato do Pleno do Parlamento aprovado no dia 11 de novembro (Declaração 64/2019), onde se encomenda a esta Comissão a realizar o acompanhamento permanente da situação no país andino e constituir-se como espaço institucional para receber e tratar as denúncias de violações de direitos humanos no marco desta ruptura da ordem democrática.
Agenda
A Comissão tem previsto reunir-se com representantes das bancadas legislativas do MAS-IPSP, Unidade Democrata e Partido Democrata Cristiano, e também com o Presidente da Câmara dos Deputados Sergio Choque e a Presidenta da Câmara de Senadores Mónica Eva Copa. Por outro lado, a Comissão também pretende reunir-se com representantes de organizações sociais, a Defensoria do Povo e feridos e familiares de vítimas nas últimas manifestações de rua.
As reuniões com os distintos atores políticos e sociais serão na sede da Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia.
Participarão na Missão, a Presidenta da Comissão, a Parlamentaria Cecilia Merchán (Argentina), os Parlamentares Ricardo Canese (Paraguai), Carlos Reutor (Uruguai), Fernanda Melchionna (Brasil) e o Secretário de Relações Internacionais Luis Seara.
Para Notas e comunicações:
Lic. Cecilia Merchán cel.: +5491130681342
Lic. Luis Seara: cel.: +5491164621294