Agencia PARLASUL (12/11/2019). Nesta última segunda-feira (11) foram recebidos pelo Plenário do PARLASUL, os Parlamentares jovens no marco do 5º Encontro Internacional do Parlamento Juvenil MERCOSUL (PJM).
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) é um espaço de participação juvenil e de construção de cidadania que possibilita aos jovens entre 14 e 18 anos que cursem o Ensino Médio, apresentar propostas em torno do lema: “O Ensino Médio que queremos”.
Os jovens trabalharam durante os dias 8, 9 e 10 de novembro, e encerraram a sua jornada realizando a entrega da Declaração Regional ao Presidente do PARLASUL, Daniel Caggiani, logo após a sua leitura no Plenário.
Para o Presidente Caggiani, a importância do Parlamento Juvenil radica em que “nesta instância se trata de construir perspectivas em comum entre os diversos. Aqui não construimos com base a amigos ou inimigos.”
Por sua parte, a representante da Argentina, Brissiana Graff, ao fazer uso da palavra, expressou que “é importante reconhecer o alcançado nestas instâncias do PJM onde o intercâmbio foi proveitoso e enriquecedor (…) ressalto o trabalho coletivo que se conquistou, somos os jovens que não apenas carregamos o presente, mas também o futuro.”
Da mesma forma, Bruno Bordón, jovem Parlamentar do Paraguai, disse que “podemos decidir a partir de hoje o futuro. Achamos muito importante também fazer do MERCOSUL uma entidade e pudemos discutir e debater sobre aquilo que temos em comum e aquilo que não.”
Finalmente, o jovem Parlamentar do Uruguai, Felipe Cardone, encerrou expressando o aporte que gera esta instancia aos diferentes participantes. “Ficam amizades baseadas no respeito, no debate, no intercâmbio de ideias (…) a educação é o objeto para gerar seres capazes de governar a si mesmos, pessoas que pensem pelo bem de todos”, disse Cardone.
Os estudantes apresentaram propostas sobre seis eixos que são: Gênero, Direitos Humanos, Integração Regional, Inclusão Educativa, Jovens e Trabalho e Participação Cidadã.
Aqui a Declaração Final da 5ª Edição Internacional do Parlamento Juvenil MERCOSUL