Agencia PARLASUL (07/11/2019). Na próxima segunda-feira (11), o Parlamento do MERCOSUL realizará a sua LXIX Sessão Ordinária, na sua sede no Edifício MERCOSUL, cidade de Montevidéu, Uruguai.
A partir das 8 horas, o PARLASUL dará início aos seus trabalhos com as reuniões das Comissões Permanentes em que as mesmas debaterão sobre os diversos projetos e propostas que requerem análise e aprovação antes de passar à Plenária.
Posteriormente, às 11 horas, o PARLASUL dará início à sua LXIX Sessão Plenária, onde antes de ingressar na Ordem do Dia, o Pleno receberá aos jovens do Parlamento Juvenil que realizarão a leitura da sua Declaração Final. O Parlamento Juvenil se reunirá durante todo o fim de semana prévio à Sessão Plenária e debaterá sobre “O ensino médio que queremos” em 6 eixos temáticos: Direitos Humanos, Integração Regional, Inclusão Educativa, Jovens e Trabalho, Gênero e Participação Cidadã.
Posteriormente, na Ordem do Dia, os Parlamentares debaterão, entre outros temas, sobre a Proposta de Declaração pela qual o PARLASUL declararia o Aquífero Guarani como um bem dos povos do MERCOSUL, não sujeito a qualquer tipo de privatização.
Também se estudará uma Proposta pela qual o Parlamento do MERCOSUL recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) implementar um Programa de Convergências em matéria de legislação, políticas de incentivos e unificação de estratégias de exportação e consumo interno de biocombustíveis.
Por outro lado, o Parlamento do MERCOSUL analisará a Proposta de Recomendação que exorta a modificação do Acordo de Transporte Fluvial da Hidrovia Paraguai-Paraná (Porto de Cáceres – Porto de Nova Palmira).
A transmissão da Sessão, nos três idiomas oficiais do Parlamento do MERCOSUL (espanhol, português y guarani), poderá ser assistida de forma simultânea a través da página web do Parlamento do MERCOSUL, em Youtube e na Antel Vera TV.
Ciclo de Debates
Nesta segunda, a partir das 9 horas será realizada a terceira edição do "Ciclo de Debates: MERCOSUL e o Futuro da Integração Regional" realizado pelo Parlamento do MERCOSUL em Montevidéu, Uruguai. A atividade tem como objetivo fomentar o intercâmbio em torno dos desafios da Integração Produtiva, a partir da existência de grandes assimetrias competitivas entre empresas, instituições e setores. Para isso, será realizada uma discussão abrangente contrastando visões e os graus de avanço que a região tem experimentado. Também se buscará refletir sobre as ferramentas e estratégias implementadas por países sul-americanos para mitigar as assimetrias, assim como o impacto nas economias menores e as diferentes formas de avaliar os resultados alcançados.
Nessa ocasião, o evento contará com a presença de Ernesto Samper, ex presidente da Colômbia e ex-Secretário Geral da UNASUL; Daniel Caggiani, Presidente do Parlamento do MERCOSUL; Anahí Amar, do Escritório da Comissão Econômica para América Latina Caribe (CEPAL) na Argentina; Fernando Masi, do Centro de Análise e Difusão da Economia Paraguaia (CADEP) e da Rede Sul-Americana de Economia Aplicada; Daiana Ferraro, Mestre em Integração Regional da Universidade da República, Uruguai; Zeca Dirceu, Parlamentar do MERCOSUL, Brasil; Jorge Taiana, Parlamentar do MERCOSUL e ex-Chanceler da República Argentina; e um Representante da Confederação Sindical das Américas (CSA).
O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do Parlamento do MERCOSUL.