Agência PARLASUL (06/11/2019). A partir desta sexta-feira (8) até a segunda-feira (11), mais de 70 jovens da Argentina, Paraguai e Uruguai se reunirão em Montevidéu, Uruguai, na Sede do MERCOSUL para realizar a 5º. Edição Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL.
Nesta sexta-feira, às 16h, o Presidente do Parlamento do MERCOSUL Daniel Caggiani em conjunto com autoridades nacionais do Uruguai darão as boas vindas aos jovens. Participarão do evento a Ministra de Educação e Cultura do Uruguai (MEC) María Julia Muñoz, a Subsecretária Edith Moraes, a Diretora de Educação Rosita Angelo e o Diretor de Cooperação do MEC Nicolás Pons. Também estarão presentes na abertura o Presidente do Conselho de Direção Central (CODICEN) Wilson Netto, a Conselheira Margarita Luaces e a Conselheira Elizabeth Ivaldi.
Além disso, os jovens estudantes formarão os Grupos de Trabalho por eixos como: Gênero, Direitos Humanos, Integração Regional, Inclusão Educacional, Jovens e Trabalho e Participação Cidadã.
O sábado começará com o Seminário de Formação em Direitos Humanos e Integração Regional, com o professor Camilo López (Universidade da República - Uruguai) e, em seguida, continuará o trabalho das mesas em seus diferentes eixos. No domingo, os estudantes se reunirão na Sessão Plenária para a redação final da Declaração Regional. Posteriormente, será realizada a leitura final e a aprovação da mesma pelo plenário conformado pelos jovens.
Finalmente, nesta segunda-feira (11) antes da Sessão Plenária LXIX do Parlamento do MERCOSUL, os estudantes entregarão a Declaração Regional, na qual estarão presentes os Parlamentares do bloco regional e as autoridades da Educação do Uruguai. O encerramento do Parlamento Juvenil contará com a realização da foto oficial e a entrega dos diplomas.
Acesse abaixo a Agenda da 5º Edição Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL.