Agência PARLASUL (31/10/2019). O Parlamentar argentino Alejandro Karlen apresentou uma Proposta de Recomendação sobre a criação de um grupo de trabalho ad-hoc para o estudo do projeto de incorporação do México como membro de pleno do MERCOSUL.
Segundo o Parlamentar Karlen, “resulta imprescindível buscar a aproximação com o México ao processo de integração regional. Dessa forma, sua presença na região latino-americana permitirá uma maior diversificação do comércio como estratégia do processo de integração latino-americana”.
A Proposta também prevê a necessidade de considerar que o processo de integração deve ser um instrumento para promover o desenvolvimento integral, enfrentar a pobreza e a exclusão social, com base na complementação, na solidariedade e na cooperação. "Este é o maior desafio para todos", disse Karlen.
Nesse sentido, o Parlamentar Karlen enfatizou que “buscar mais integração com a Aliança do Pacífico implica em adquirir maior profundidade, alinhado com o que são os reais interesses do MERCOSUL; reconhecendo as inúmeras vantagens, complementaridades e oportunidades pelas quais a América do Sul deve completar a sua integração e trabalhar mais unida e coordenadamente”.
Por fim, a Proposta recomenda que a interpretação do processo de incorporação do Estado leve em consideração a necessidade de estabelecer instrumentos que promovam a redução de assimetrias entre os Estados Partes, a fim de favorecer o desenvolvimento econômico do MERCOSUL.
Leia a Proposta de Recomendação no arquivo em anexo.