Agência PARLASUL (25/10/2019). Nos dias 23 e 24 de outubro, foi realizada a Reunião ordinária da Mesa Diretora Ampliada da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), na sede do Parlamento Europeu, na cidade de Estrasburgo (França), onde foi ratificada a agenda de trabalho para os dias 11 a 13 de dezembro no Panamá.
Esta é a primeira vez que se reúne o Conselho de Presidentes da EuroLat, desde as últimas eleições na Europa. Participaram membros do componente latino-americano do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), Parlamento Andino (PARLANDINO), Parlamento Latino-americano (PARLATINO) e do Senado do México. Pelo PARLASUL, participou a Parlamentar argentina Julia Perié, que ocupa atualmente a Co-presidência da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Política Energética, Pesquisa, Inovação e Tecnologia da EuroLat.
A Parlamentar Julia Perié informou que foi tratada a questão vinculada às crises políticas e sociais do Equador e do Chile. “Pudemos introduzir o tema delicado que vivem os povos do Chile e também do Equador, assim como a questão das Malvinas para um tema de debate. Sobre o acordo União Europeia-MERCOSUL, os Parlamentares manifestaram suas posturas a respeito”, disse a Parlamentar.
Por sua parte, o Eurodeputado espanhol Jordi Cañas informou através de suas redes sociais que “centramos as prioridades para este novo período, com o compromisso reforçado e o empenho em consolidar os laços que nos unem”, disse. Entre outros assuntos, os Parlamentares debateram sobre as Eleições na Bolívia, Argentina e Uruguai.
O encontro presidido pelo Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, também contou com a participação de Dita Charanzová, Vice-presidenta do Parlamento Europeu, membro da Delegação para as Relações com o MERCOSUL e da Delegação no EuroLat; Jordi Cañas, também Eurodeputado da Delegação para as Relações com o MERCOSUL; e Antonio Tajani, Ex-presidente do Parlamento Europeu.
EuroLat
EuroLat é uma Assembleia Parlamentar multilateral, composta por 150 membros, 75 do Parlamento Europeu e 75 do componente latino-americano, incluídos o PARLATINO (Parlamento Latino-americano), PARLANDINO (Parlamento Andino), PARLACEN (Parlamento Centro-americano) e PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL) com a participação também dos Congressos do México e Chile.