Agência PARLASUL (18/10/2019). Neste próximo domingo 20 de outubro, mais de sete milhões de bolivianos irão às urnas para eleger novas autoridades, onde o Parlamento do MERCOSUL, através de seu Observatório da Democracia (ODPM), participará na missão internacional de acompanhamento eleitoral em Bolívia.
Para estas Eleições Gerais de 2019, serão eleitos Presidente ou Presidenta, Vice-presidente ou Vice-presidenta, 36 Senadores e Senadoras, 60 Deputados e Deputadas plurinominais, 9 Representantes ante organismos supraestatais, 63 Deputados e Deputadas uninominais e 7 Deputados e Deputadas em circunscrições especiais, para o período governamental 2020-2025.
Neste processo, além do Parlamento do MERCOSUL, por meio de seu Observatório da Democracia, participam representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE), União Europeia e Parlamento Europeu. Também participam representantes diplomáticos e de tribunais eleitorais dos países da região.
Neste processo eleitoral, serão realizadas duas contagens de votos: uma departamental, pela Sala Plena dos Tribunais Eleitorais Departamentais, e outra nacional e do exterior, pela Sala Plena do TSE. No exterior, a eleição será celebrada em 33 países onde a Bolívia tem representação diplomática.
De acordo com a informação do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), o padrão eleitoral para estes comícios contempla 7.315.364 pessoas habilitadas para sufragar, e deste total 341.001 vivem fora da Bolívia. Cabe destacar que o voto no exterior é 4,7% do Padrão Eleitoral.
Para o exterior serão habilitados 165 mesas de sufrágio em 120 locais de votação. Na América do Sul contarão com 117 locais; na América Central, quatro; Europa, 25; América do Norte, 13; Ásia, cinco; e África, um. Por outro lado, 90% do total de votos no exterior se concentrarão em 4 países, dois deles do MERCOSUL, como no caso da Argentina com 161.057 pessoas e Brasil com 45.793; além de Espanha com 72.602 e Chile com 30.943.
Observatório da Democracia
A Missão está integrada pelos Parlamentares Mario Metaza (Argentina), José Manuel Torres Martínez (Paraguai), Pedro Milcíades Duré Arguello (Paraguai) e Alexandre Andreatta, Diretor Executivo do ODPM.
Os Parlamentares do MERCOSUL realizarão o acompanhamento do processo eleitoral e tem como objetivos: observar o cumprimento das disposições eleitorais; verificar a eficiência da organização e execução do processo eleitoral com o fim de gerar experiências e conhecimentos em matéria eleitoral; além de informar sobre a confiabilidade dos instrumentos técnicos operativos utilizados na gestão do processo.
Acompanhe a cobertura especial das eleições legislativas da Bolívia pelas redes sociais do PARLASUL Twitter e Instagram.