Agência PARLASUL (15/10/2019). Durante a LXVIII Sessão do Parlamento do MERCOSUL foi debatido o papel das mulheres rurais, que representam mais de um terço da população mundial e 43% da mão de obra agrícola, além de garantir a segurança alimentar de suas populações e ajudar a preparar suas comunidades para a mudança climática.
Nesta segunda-feira (14) o Plenário declarou seu Beneplácito pela comemoração do "Dia Internacional da Mulher Rural", que celebrado no dia 15 de outubro, convidando os Estados Partes e associados do MERCOSUL a promover ações concretas para a consecução da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
A Parlamentar argentina Cecilia Britto exortou aos "líderes, formadores de opinião, acadêmicos, jornalistas e a sociedade civil a se esforçarem para colocar o enfoque de gênero na agenda regional, especialmente legisladores de todos os partidos políticos da região, para enfatizar o importante trabalho desenvolvido por nossas mulheres rurais".
A Parlamentar Benita Díaz declarou que "como Estado Plurinacional da Bolívia somos um país com 36 nacionalidades indígenas e temos trabalhado em diferentes políticas para a inclusão das mulheres, e hoje queremos comemorar o reconhecimento das mulheres que contribuem para o desenvolvimento da segurança e soberania alimentar, muitas vezes invisíveis e mal remuneradas".
Os Parlamentares do MERCOSUL no documento aprovado instam os governos a levar em conta as necessidades e potencialidades no desenvolvimento de políticas, em que se escute a voz das organizações de mulheres camponesas, com o objetivo de promover o empoderamento, a justiça e a equidade das mulheres.