Comissão de Infraestrutura do PARLASUL apresenta agenda de atividades para integração de transportes, recursos energéticos e agricultura

Agencia PARLASUL (10/10/2019). A Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do PARLASUR se reuniu na última segunda-feira, 30 de setembro, no Edifício MERCOSUL, em Montevidéu, Uruguai.

Na reunião, a Comissão definiu uma agenda de atividades que serão realizadas nos próximos meses em que serão discutidos temas como o tráfego de fronteira, o projeto Binacional Itaipu Exclusas de Navegação e o Fórum da Cadeia de Laticínios do MERCOSUL. . Os eventos se somam a duas outras atividades realizadas durante o ano de 2019.

Corredor Bioceânico

Neste ano, a Comissão de Infraestrutura participou da organização do 1º Seminário de Integração de Infraestrutura de Transporte Rodo-Ferroviário na América do Sul, realizado na cidade de Assunção, Paraguai, em 12 de agosto, onde foi debatida, entre outros temas, a construção da Ferrovia Interoceânica Paranaguá-Antofagasta.

O Seminário está relacionado a dois atos relacionados a projetos ferroviários aprovados pela Comissão em 2018. O primeiro, uma Declaração sobre a VI Reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Bioceânico, na cidade de Salta, Argentina; e a segunda, uma recomendação sobre a promoção de projetos ferroviários interoceânicos.

Um dos principais assuntos do seminário foi o planejamento da construção de um corredor ferroviário bioceânico que ligará os portos de Paranaguá, no Brasil, ao porto de Antofagasta, no Chile. O corredor permitirá a integração viária e logística entre os países do MERCOSUL para o transporte interoceânico de mercadorias.

Resíduos e dispositivos elétricos e eletrônicos

A segunda atividade da Comissão no ano foi o Dia Legislativo de Resíduos e Aparelhos Elétricos e Eletrônicos (WEEE) também realizado na cidade de Assunção, em 16 de setembro de 2019, quando importantes especialistas falaram para um grande grupo de autoridades, estudantes e profissionais em áreas de interesse para o assunto. Em conclusão, foi introduzido um projeto de lei que regula a coleta e destinação final desses resíduos no Paraguai.

Bloqueios de Navegação

Em 29 de novembro de 2019, o I Seminário de Navegação será realizado na sede da Binacional Itaipu. O evento abordará o projeto que envolve a construção de um canal de desvio com 4 exclusas na altura da barragem, permitindo a navegabilidade ao longo do rio Paraná.
Cadeia de Laticínios do MERCOSUL

Em 10 de dezembro, será realizado o Fórum da Cadeia de Laticínios do MERCOSUL, na cidade de Montevidéu. Na atividade, haverá uma discussão sobre a situação atual da indústria de laticínios, com importantes referências dos Estados Partes do MERCOSUL, a situação da produção e a perspectiva regional desse item.

Dia Mundial da Água

Nos dias 22 e 23 de março de 2020, na cidade de Curitiba, Brasil, será realizado o Evento do Dia Mundial da Água, cujo convite foi enviado pelo parlamentar brasileiro Ricardo Barros, a Comissão decidiu acompanhar a atividade e declará-la de Interesse Regional para o Parlamento do MERCOSUL, enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.

Trânsito fronteiriço

Em 2020, a Comissão de Infraestrutura pretende gerar maiores espaços para debate. Nesse sentido, foi realizado o Seminário de Trânsito de Fronteiras, a ser realizado em Posadas, em abril, com data a ser confirmada. A discussão que surge está no encontro de soluções que permitam que os cidadãos passem pelos espaços fronteiriços. No evento, está prevista a presença de autoridades dos Ministérios de Transporte dos Estados Partes do MERCOSUL.