Agência PARLASUL (10/10/2019). Nesta próxima segunda-feira (14), o Parlamento do MERCOSUL realizará a LXVIII Sessão Ordinária, na sua sede no Edifício MERCOSUL, cidade de Montevidéu, Uruguai.
A partir das 8hs, o PARLASUL começará seus trabalhos com as reuniões das Comissões Permanentes onde debaterão sobre os diversos projetos e propostas que requerem análise e aprovação antes de passar ao Pleno.
Posteriormente, sobre as 11 horas, se dará início ao tratamento da Ordem do Dia da LXVIII Sessão Plenária do Organismo.
Se destaca na Ordem do dia a Proposta de Recomendação pela qual o PARLASUL recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) promover o desenho e aprovação de projetos de infraestrutura e assistência humanitária e social nas localidades afetadas por inundações a consequência da subida dos rios na região.
Assim mesmo, a Comissão de Infraestrutura informa ao Plenário sua vênia afirmativa sobre a Proposta de Recomendação ao CMC para que organize a realização de uma Audiência Pública Conjunta sobre as obras da Avenida Costanera Norte em Assunção, Paraguai.
Por outra parte, o Parlamento do MERCOSUL analisará a Proposta de Recomendação que exorta a modificação do Acordo de Transporte Fluvial da Hidrovia Paraguai-Paraná (Porto de Cáceres – Porto de Nova Palmira).
Finalmente, o PARLASUL também debaterá em seu pleno uma Proposta de Declaração através da qual se insta aos Estados Partes, via Conselho do Mercado Comum, a que sejam adotadas medidas para evitar a contaminação dos cursos de água com agrotóxicos.
A transmissão da Sessão, nos três idiomas oficiais do Parlamento do MERCOSUL (espanhol, português e guarani), poderá ser acompanhada de forma simultânea através da página web do Parlamento do MERCOSUL, em Youtube e em Antel Vera TV.