Agência PARLASUL (10/10/2019). Nesta quarta-feira, dia 09, o Embaixador da República Popular China no Uruguai, Wang Gang, foi recebido pelo Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Daniel Caggiani (Uruguai), nas instalações do organismo em Montevidéu. O encontro faz parte da extensa agenda de reuniões e diálogos políticos realizados pela Presidência cuja finalidade é fortalecer a Agenda Externa do MERCOSUL.
O Parlamentar uruguaio explicou que desde 2004, esta é a primeira vez que começou a funcionar o processo de diálogo entre China e o MERCOSUL, e “tem sido muito importante e positivo, China é um dos principais sócios comerciais dos países do MERCOSUL, sem lugar a dúvidas tem um papel importante no aspecto econômico e em matéria internacional”.
Por sua parte, o Embaixador chinês indicou que “desde o ano de 2018, com a ajuda do Uruguai na Presidência Pro Tempore [do MERCOSUL] relançamos um novo diálogo com o bloco, e agora estamos relançando novos contatos com o PARLASUL, com o qual não temos uma relação oficial”.
Segundo o Presidente Caggiani, o propósito deste encontro foi apresentar ao Embaixador Gang a Declaração aprovada na última Plenária do Parlamento do MERCOSUL, onde se estabelece a necessidade de iniciar um diálogo com a República Popular China, com miras a futuras negociações de um tratado de múltiple cooperação em diversas aéreas.
Assim mesmo, o Parlamentar explicou que se busca também “avançar na possibilidade de estabelecer um convênio entre a Assembleia Popular Nacional da China e o PARLASUL, aos efeitos de iniciar um processo de diálogo político estratégico e permanente, construir um caminho de entendimento como hoje tem o PARLASUL com a Assembleia EuroLat (…) e a busca deste convênio também pode ser a porta de entrada para um encontro entre a Assembleia Popular da China e os Parlamentos da CELAC”, destacou Caggiani.
O Embaixador Wang Gang por sua parte expressou que “o Parlamento chinês tem relações amistosas com quase todos os Parlamentos do mundo. Nesse sentido, acreditamos que o PARLASUL é um Parlamento muito importante da América do Sul e esperamos ter comunicação e relação de cooperação com todos”, manifestou o diplomata. Ademais, indicou que espera a pronta chegada de uma delegação do Parlamento Chinês para iniciar este processo de cooperação com o PARLASUL.
Caggiani apontou que esta é uma oportunidade de abrir caminhos de entendimento e “no decorrer deste ano pode vir uma delegação da Assembleia Popular Nacional da China a visitar o Uruguai no marco dos 60 anos de relações interparlamentares entre Uruguai e China”. Neste sentido, o Presidente Caggiani espera que essa delegação de Parlamentares chineses participe de uma Sessão Especial do PARLASUL.