Karlen apresenta Proposta de Recomendação para a criação da Bolsa de Cereais do MERCOSUL

Agência PARLASUL (24/09/2019). O Parlamentar argentino Alejandro Karlen apresentou uma Proposta de Recomendação para a criação da Bolsa de Cereais do MERCOSUL.

A Proposta de Recomendação consiste na criação de um grupo de Trabalho Ad-Hoc e de um programa de estudo, promoção, proposta e acompanhamento dessa recomendação para a constituição da Bolsa de Cereais do MERCOSUL. Essa comissão será composta por representantes do bloco regional, parlamentares do MERCOSUL e representantes dos órgãos do MERCOSUL ligados às áreas de agricultura e comércio.

Segundo o Parlamentar Karlen, atual Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários, “estamos em um contexto em que a guerra comercial gerada entre os Estados Unidos e a China já beneficia a soja argentina e da região do MERCOSUL, o que nos permite repensar a velha ideia de que é necessário que o MERCOSUL - estritamente Argentina, Brasil e Paraguai - dependa do mercado de Chicago como referência nos preços dos grãos”, argumentou.

“A produção estimada de 188 milhões de toneladas de soja gerada pelo MERCOSUL em uma produção mundial de 340 milhões de toneladas (110 milhões, Estados Unidos) seria saudável para alcançar algum tipo de independência de valores em relação ao que acontece nos Estados Unidos. O que devemos continuar prestando atenção ao que acontece no gigante norte-americano quando o MERCOSUL produz 55% da soja no mundo”, fundamentou o autor da Proposta acima mencionada.

No mesmo contexto, enfatizou que “se houvesse um mercado latino-americano com compradores estrangeiros e empresas exportadoras locais, os preços de referência poderiam surgir. Enquanto isso, o mercado a Término de Rosário (ROFEX) e o Índice Bovespa, composto por cerca de 50 empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, estão vinculados a Chicago”, confirmou Karlen.

A Proposta também recomenda que o Conselho do Mercado Comum estabeleça um procedimento para relatórios de progresso parciais e periódicos, através dos quais o Grupo de Trabalho Ad Hoc divulgue o trabalho realizado, para garantir seu acompanhamento público, a aprovação do Programa bem como do projeto acordado com os membros do bloco.

Leia a Proposta de Recomendação.