PARLASUL estuda criação do Observatório da Imigração no MERCOSUL

Agência PARLASUL (25/09/2019). Esta próxima segunda-feira (30), o Parlamento do MERCOSUL realizará sua LXVII Sessão Ordinária, na sua sede no Edifício MERCOSUL, cidade de Montevidéu, Uruguai.

A partir das 8hs o PARLASUL começará seus trabalhos com as reuniões das Comissões Permanentes onde debaterão sobre os diversos projetos e propostas que requerem análise e aprovação antes de passar ao Pleno.

Prévio ao início da Sessão Plenária do PARLASUL, os membros da Mesa Diretora e os Presidentes das Comissões Permanentes participarão de uma reunião de trabalho com a Comissão de Representantes Permanentes del MERCOSUL (CRPM) sobre o Estatuto da Cidadania do MERCOSUL (ECM). A apresentação dos avanços na agenda do Plano de Ação do Estatuto estará a cargo do Embaixador Bruno de Risios Bath, pela Presidência Pro Tempore do Brasil, o Embaixador Mauricio Devoto (Argentina), pelo Grupo de Trabalho Ad-Hoc da CRPM sobre a ECM e Marcus Salles, Assessor Técnico da Secretaria do MERCOSUL.

Posteriormente, sobre as 10h30 horas, se dará início ao tratamento da Ordem do Dia da LXVII Sessão Plenária do Organismo. Entre os pontos destacados se encontram uma Proposta de Recomendação através da qual o PARLASUL recomendaria ao Conselho do Mercado Comum (CMC) o estudo e implementação do Observatório da Imigração no MERCOSUL.

Também, durante a Sessão Plenária será subscrito um Convênio de Cooperação entre o Parlamento do MERCOSUL e a Agência Nacional de Investigação e Inovação do Uruguai (ANII). Este convênio busca com seu primeiro objetivo promover a transferência de software entre ambas as instituições. Com a assinatura deste convênio as partes afirmam seus desejos de promover, desenvolver e fortalecer as relações entre as instituições, reconhecendo a importância de fomentar o desenvolvimento.

Por outra parte, o Parlamento do MERCOSUL analisará a Proposta de Recomendação que exorta a modificação do Acordo de Transporte Fluvial da Hidrovia Paraguai-Paraná (Porto de Cáceres – Porto de Nova Palmira).

A transmissão da Sessão, nos três idiomas oficiais do Parlamento do MERCOSUL (espanhol, português e guarani), poderá ser seguida de forma simultânea através da página web do Parlamento do MERCOSUL, em Youtube e em Antel Vera TV.