Agência PARLASUL (23/09/2019). O Parlamentar Humberto Benedetto (Argentina) apresentou no Parlamento do MERCOSUL um Projeto sobre a Criação da Bolsa de Comércio do MERCOSUL, entidade que terá como principal atividade a comercialização de produtos básicos, industrializados e ações de empresas de origem regional ou que operem comercialmente dentro do MERCOSUL.
A corporação recomendada poderá ser de caráter estatal, mista ou privada, permitindo nestes dois últimos casos a participação da totalidade das bolsas de valores da região que considerem pertinente participarem da mesma.
Ademais, o projeto prevê que independentemente do lugar físico da sua sede central, a Bolsa de Comércio do MERCOSUL, deverá ter no mínimo uma filial em cada Estado Parte, a fim de permitir o acesso às diversas empresas e inversores de cada Estado Parte.
A Bolsa de Comércio do MERCOSUL operará em mercados a futuro dos diversos produtos básicos ou de mediana industrialização produzidos na região sejam de caráter Energético (Petróleo, Gás, Combustíveis, etc.), Minerais Industriais (Cobre, Alumínio, etc.), Agrícolas- Pecuários ou Florestais ou de Industrialização mediana (Lácteos, Carnes, Óleos vegetais, Bio Combustíveis, Couros ou produtos o subprodutos alimentares a granel) e a comercialização se realizará nas diversas moedas existentes na região, procurando a futuro a criação de uma moeda única de intercâmbio seja física ou virtual.
Nos fundamentos do Projeto, o Parlamentar expressa que, os Estados Partes do MERCOSUL têm como principais produtos de exportação os denominados commodities, e sua projeção enquanto a produção de bens primários e agroalimentares mostra um crescimento importante nos últimos anos, e através dos acordos comerciais recientes e em processo se converterão nos próximos anos nos máximos exportadores mundiais de diversos produtos tais como carnes, cereais, oleaginosas e diversos produtos primários cuja cotização não se realizam em seu próprio território senão em bolsas de valores ligados a países extra zona, que determinam o valor de nossas exportações.
Para o Parlamentar Benedetto, “as bolsas de valores (como a de Chicago) determinam qual é o preço dos produtos de nossa terra. Nos últimos anos, entanto os mercados de nossa região avançam em tratados comerciais com a União Europeia, Coréia, Canadá e vários países ou blocos mais, os países mais poderosos do mundo têm começado uma guerra comercial que afeta sensivelmente os preços de nossos produtos, para que depois países como China terminem comprando a menor preço em nossas regiões”, justificou em seu projeto.
Segundo o texto do projeto, a criação da Bolsa de Comércio do MERCOSUL é uma iniciativa que permitirá em poucos anos poder fixar de forma mais positiva para nossa região o valor de nossas exportações, melhorando desta forma as balanças comerciais e permitindo melhores ingressos aos Estados Partes do bloco.
Com informações da assessoria de imprensa do Parlamentar Benedetto.