Agência PARLASUL (20/09/2019). Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o Presidente do PARLASUL, Parlamentar Daniel Caggiani (Uruguai) recebeu Alfred Bosch, Conselheiro para Ação Externa, Relações Institucionais e Transparência, Chakir el Homrani, Ministro do Trabalho, Assuntos Sociais e Família e Mireia Borrell, Secretária de Ação Externa e Relações com a União Europeia, Representantes da Generalitat da Catalunha.
“Tivemos uma excelente reunião com o Chanceler do governo catalão e o Ministro do Trabalho. Conversamos sobre os principais aspectos das relações entre o governo da Catalunha e o MERCOSUL, além da situação política do bloco regional e também da Europa. Sem dúvida, tratamos de ser enfáticos na preservação dos elementos democráticos das regiões, também sobre o poder de participar politicamente, que, sem dúvida, são elementos essenciais para o processo de integração”, afirmou Caggiani.
Por sua parte, o Conselheiro Alfred Bosch agradeceu ao Presidente Caggiani por sua recepção, expressando a importância desse primeiro contato e a necessidade de continuar fortalecendo as relações multilaterais da Catalunha com blocos como o MERCOSUL, por meio de seu Parlamento.
“Esta é uma visita para fortalecer os laços entre o Uruguai e a Catalunha. São duas realidades de dois países modestos, mas muito dinâmicos, com uma longa tradição de reivindicação democrática e economias prósperas”, afirmou Bosch. Continuou dizendo que "acreditamos que a partir do Uruguai ou de qualquer outro país do MERCOSUL, a Catalunha pode contribuir e aprender tudo o que se refere ao turismo, por exemplo, ou a novas tecnologias".
Acordo UE-MERCOSUL
Em relação ao Acordo União Europeia-MERCOSUL, Daniel Caggiani afirmou que "encerrar negociações comerciais que levaram mais de 20 anos, sem dúvida, é muito importante para o MERCOSUL e para a União Europeia". Ressaltou ainda que "a Europa e o MERCOSUL deram um importante sinal de seriedade e, acima de tudo, acho importante saber quais foram os textos aprovados, quais elementos são positivos para nossos cidadãos, nossas empresas e nossos setores produtivos".
Nesse contexto, o Conselheiro Alfred Bosch disse que “há muito terreno para se trabalhar e, com o recente Acordo entre a União Europeia e o MERCOSUL, finalmente, temos uma estrutura que favorece essas trocas. Esse acordo estava sendo negociado há décadas, o acordo existe, e tenho certeza de que poderemos implantá-lo com todas as contribuições dos países envolvidos”, concluiu Alfred Bosch.
Sobre a atual situação política na Catalunha, o Presidente Caggiani disse que “a situação que estão enfrentando na Catalunha devido à transgressão de pelo menos os direitos fundamentais e políticos de alguns Parlamentares eleitos para o Parlamento Europeu é motivo de preocupação, solidariedade e também de muito comprometimento por parte do Parlamento do MERCOSUL na tentativa de encontrar os caminhos de entendimento para que as diferenças políticas possam ser resolvidas de maneira democrática através da votação que é o que corresponde em sistemas democráticos e sérios como os nossos”.
Da mesma forma, o Conselheiro Alfred Bosch disse que “o mandato dos eleitores deve ser respeitado, mais de dois milhões de eleitores elegeram esses três Parlamentares europeus e acreditamos que são os eleitores que devem decidir quem vai ao Parlamento Europeu, e não os poderes do Estado da Espanha. Se cada país membro da União Europeia começa a vetar e decidir quem pode ir ao Parlamento Europeu, esse não é o Parlamento, nem é europeu, nem é nada. Somos europeus e queremos um Parlamento Europeu soberano onde sejam os votantes, os cidadãos europeus que decidam quem mandar para Bruxelas ou Estrasburgo", concluiu.