Agência PARLASUL (18/09/2019). Durante a LXVI Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL, realizada no dia 26 de agosto, foi aprovada uma Recomendação que busca propiciar a criação de um espaço interuniversitário do MERCOSUL.
De acordo com a Recomendação, neste espaço se buscará a harmonização de aspectos substantivos vinculados ao ‘aprendizado centrado no aluno’; resultados da aprendizagem, competência, créditos e garantia de qualidade.
Europa passou por um processo de reconhecimento político deste tipo de aprendizagem a partir do ano de 2009, com os acordos do Processo de Bolonha, o que levou a uma crescente popularidade deste no mundo. Segundo o texto aprovado, na América Latina este tipo de aprendizagem se apresenta de forma notoriamente vaga, frequentemente diversa e contraditória.
“A partir do Processo de Bolonha, se reconhece ao aprendizado centrado no estudante como um processo de transformação qualitativa para os alunos que cursam estudos superiores, dirigidos a melhorar sua autonomia e capacidade crítica através de um enfoque baseado nos resultados”, sublinha a Recomendação.
O Parlamentar Ricardo Oviedo (Argentina) foi o membro relator do ato na Plenária, e na sua exposição expressou sua profunda convicção a respeito da importância desta Recomendação. “Mais além da vontade e da decisão de estabelecer mecanismos para a melhora do ensino superior e de pós-graduação, muitas vezes a pessoa se encontra com problemas de incompatibilidade entre os distintos títulos; com problemas de harmonização necessária para que um profissional com título em um dos países do MERCOSUL possa trabalhar e se desenvolver livremente nos outros países-membros”.