Vencedores do II Prêmio MERCOSUL de Pesquisa em Política Social

Agencia PARLASUL (14/08/2019). Nesta quinta-feira, 8 de agosto, foi concluído o processo de avaliação do II Prêmio MERCOSUL de Pesquisa em Políticas Sociais, realizado entre o Instituto Social do MERCOSUL em conjunto com o Parlamento do MERCOSUL e conta com o apoio de diversas universidades da região, bem como centros de pesquisa e redes.

O Comitê de Avaliação informa os vencedores nas três categorias, além dos autores selecionados para apresentação pública dos trabalhos e aqueles reconhecidos por sua qualidade acadêmica.

Os vencedores serão convidados a apresentarem seus trabalhos no dia 22 de agosto, em Assunção, no Seminário Internacional “O Estatuto da Cidadania do MERCOSUL: desafios para a construção de uma cidadania regional”, que será realizado no Centro Cultural da Embaixada do Brasil. Mais informações sobre essa atividade, que será gratuita e certificada, serão divulgadas em breve. A cerimônia de premiação acontecerá no âmbito do evento, a partir das 19h.


Vencedores

Na categoria Tese, o melhor trabalho foi “La política de los programas de cuidado infantil en América Latina: Un análisis comparado de Argentina, Chile y Uruguay (2005-2015)”, de Gabriela Lucía Marzonetto (Argentina).

Na categoria Profissional/Pós-graduação, “Trabalho em perspectiva: paradigmas e estratégias de combate à escravidão contemporânea frente à concretização do trabalho decente no âmbito do MERCOSUL”, de Amanda Cristina Silvério (Brasil) foi selecionado como melhor.

Na categoria Estudante de graduação será premiado o trabalho “Estatuto da Cidadania do MERCOSUL: Acesso à ‘Sala de Máquinas’ ou uma Norma Simbólica?“, de Tomás Henrique Ribeiro do Vale Bezerra (Brasil). Estes três pesquisadores receberão um prêmio monetário outorgado pelo Parlamento do MERCOSUL.

Selecionados para a apresentação pública

Também foram selecionados para apresentarem seus trabalhos e receber menções de mérito acadêmico as teses de Luci Meire Corrêa (Brasil), Marcelo Ariel Arzamendia Cuevas (Paraguai) e María Victoria D’Amico (Argentina), além dos trabalhos de Angela Navarro Garay (Paraguai), Claudina Zavattiero (Argentina), Izabel Belloc Moreira Aragón (Brasil/Uruguai), Miguela Hermosilla (Paraguai) e Victor Hugo Alcalde do Nascimento (Brasil), pela categoria Profissional/Pós-graduação, e Belen Torres (Paraguai), Victor Domingues Ventura Pires (Brasil), e Yamila Noeli Ruiz (Argentina), pela categoria Estudante de Graduação.

Reconhecidos pelo mérito acadêmico

Pela qualidade acadêmica e adequação ao tema do Prêmio, foram reconhecidos como de mérito acadêmico os trabalhos de Ana Caroline Barbosa Tutya (Brasil), Carla Antonella Cossi (Argentina), Filipe Silva Neri (Brasil), José Antonio Rojas Caballero (Paraguai), Luiz Marcelo Michelon Zardo (Brasil), Roger Lucas Correa Martins (Brasil) e Raíssa Curto Tochetto (Brasil).

Estes 22 trabalhos serão revisados e editados pelo Instituto Social do MERCOSUL, em conjunto com seus respectivos autores, para publicação. Estas obras permitirão fundamentar projetos específicos do Instituto e ampliar a reflexão sobre o Estatuto da Ciudadania que vem levando o MERCOSUL, em especial, a Comissão de Representantes Permanentes do MERCOSUL (CRPM).

Apoios

Com o tema “Estatuto da Ciudadania”, esta edição do Prêmio contou com o apoio de diversas universidades, como Universidad Nacional de Pilar, Universidad Nacional de Asunción/Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de la Republica de Uruguay/Facultad de Ciencias Sociales, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal de Grande Dourados, Universidade Federal do Pampa, Universidad Nacional de Quilmes, Universidad Nacional de Misiones, Universidad Nacional de Tres de Febrero, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Universidad de Buenos Aires/Facultad de Ciencias Sociales e Universidad Nacional de General Sarmiento, além de centros e redes de pesquisa, como o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e o Fórum Universitário MERCOSUL.


Fuente: Instituto Social do MERCOSUL