Agência PARLASUL (13/08/2019). Esta segunda-feira, 12 de agosto, se reuniu o Parlamentar Daniel Caggiani (Uruguai), Presidente do Parlamento do MERCOSUL, com os Parlamentares da República da Turquia, Garo Paylan e Ebru Günay, membros do Partido Democrático dos Povos na Turquia, que realizam uma gira oficial pela Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.
O Parlamentar Paylan informou que buscam com esta gira pela América do Sul "criar laços com outros Parlamentares Latino Americanos que defendem a democracia, e estabelecer laços de solidariedade e busca de apoio com setores democráticos". Paylan ressaltou a luta pela democracia na Turquia e que "é necessário ter a solidariedade internacional, nós queremos construir uma Turquia democrática", manifestou o Parlamentar.
O Parlamentar Daniel Caggiani reiterou o apoio do Parlamento do MERCOSUL à Causa Armênia, através das distintas declarações de reconhecimento e sua condena ao Genocídio Armênio por parte do Império Otomano, assim como a iniciativa para a criação do grupo de amizade parlamentaria com o Povo Curdo.
Durante a audiência, o Parlamentar Paylan agradeceu o reconhecimento do PARLASUL ao Genocídio Armênio, dado que para os Parlamentares de seu partido é muito importante que o Estado turco visibilize a Causa Armênia e a Causa Curda. "Sei que na América Latina vão entender muito meus sentimentos como um jovem sobrevivente do Genocídio Armênio porque aqui se viveu o mesmo". Ademais indicou que "estamos vivendo uma época escura na Turquia, e temos muitos Parlamentares que estão nas prisões, queremos se conheça o que acontece na Turquia", disse Paylan.
Por outra parte, a Parlamentar Ebru Günay ressaltou que "o Partido Democrático dos Povos na Turquia é o único partido no Parlamento que tem o critério da co-presidência e a participação das mulheres em todas as estruturas, igual que os homens (...) ademais somos o único partido que tinha a proposta de criar um Ministério das mulheres". Também detalhou que acredita na luta real das mulheres e nos movimentos com as mulheres, "esse é nosso trabalho, porque da liberação e da luta das mulheres não se pode falar só nos Parlamentos, esta perspectiva e esta forma de trabalhar com as mulheres gerou uma simpatia e uma esperança nas mulheres curdas e turcas", indicou a Parlamentar Günay.
Também Günay destaca que o tema da luta das mulheres na Turquia, "é para transformar a sociedade e a transformação social acontece quando passamos a preparar as mulheres para a luta e isso não pode ser feito no Parlamento, somos mulheres em primeiro lugar, (...) somos Parlamentares e estamos ativamente na política porem o mais importante é que somos lutadoras da liberação das mulheres".
Resumo biográfico de Garo Paylan
Atualmente Deputado em segundo mandato, durante muito anos é ativista pelos Direitos Humanos e das minorias étnicas. Tem trabalhado ativamente para a comunidade armênia da Turquia e na administração de escolas armênias em Istambul, tem promovido a educação bilíngue, assim como a sensibilização sobre a discriminação e a reconciliação armênio-turca.
Resumo biográfico de Ebru Günay
De origem Curda, tem se desempenhado como defensora dos Direitos Humanos, em especial das mulheres. Em 2009 foi presa quando era advogada defensora de Abdullah Öcalan. Logo de cinco anos na prisão, foi liberada em 2014. É autora de vários artigos relativos aos direitos das mulheres e temas jinecológicos elaborados em seus anos de prisão.