Observatório da Democracia do PARLASUL participará nas PASO na Argentina

Agência PARLASUL (09/08/2019). Neste próximo domingo, 11 de agosto, se realizarão na Argentina as Eleições Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (PASO), onde a missão de Parlamentares do Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL participará como observador eleitoral.

A missão está conformada pelos Vice-Presidentes do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil) e o Parlamentar Tomás Bittar (Paraguai). Na agenda está prevista uma apresentação do Sistema de Recontagem de Votos no sábado pela manhã.

Da mesma forma, no domingo, os Parlamentares participarão da abertura da Jornada Eleitoral, percorrerão os centros de votação, participarão do encerramento da Jornada Eleitoral e, finalmente, acompanharão a contagem de votos no Centro de divulgação dos resultados.

As PASO contarão com a participação de 33,8 milhões de argentinos e definirão que partidos políticos poderão se apresentar em outubro e as listas que terá cada um.

Segundo o sistema eleitoral implementado na Argentina, os partidos devem conseguir 1,5% dos votos validamente emitidos para poder se apresentar em 27 de outubro.

Em quanto às listas, se reunirão 38 competências internas em 17 províncias entre candidatos de um mesmo partido. Dessas competências, 30 são dentro das listas de candidatos a deputados e 8 para a categoria de senadores.