Agência PARLASUL (06/08/2019). Esta segunda-feira, dia 12 de agosto, a partir das 9 horas, no Gran Hotel del Paraguay, na cidade Assunção, autoridades governamentais de países do MERCOSUL e do setor privado se reunirão para debater sobre a Ferrovia Interoceânica Paranaguá-Antofagasta e Porto Mortinho, Carmelo Peralta, Antofagasta.
A Comissão de Infraestrutura do Parlamento do MERCOSUL e Ferrocarriles de Paraguay S.A. (FEPASA) organizam este Primeiro Seminário de Integração de Infraestrutura de Transporte Rodoferroviário na América do Sul. Ademais se conta com o auspício do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai e da empresa hidrelétrica Itaipú Binacional.
O tema central do encontro será a factibilidade da ferrovia interoceânica Paranaguá/Antofagasta, assim como Porto Mortinho/Carmelo Peralta/Antofagasta. De acordo ao Presidente da Comissão, o Parlamentar paraguaio Enzo Cardozo, o Seminário servirá para estabelecer grandes alianças internacionais, tanto do setor privado e governamental. Estas alianças desenharão políticas de integração logística e estabelecerão planos empresariais que impulsionem novos investimentos em infraestrutura.
Entre as autoridades que participarão se encontra o Coordenador General de Assuntos Econômicos Latino-Americanos e Caribenhos do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, João Parkinson; o Secretário do Estado de Mato Grosso do Sul, Jamie Verruk; o Presidente da Administração de Trens do Uruguai (AFE pela sua sigla em espanhol), Wilfrido Rodríguez; o Diretor de Transporte Ferroviário do Uruguai, Waberley Tejera, entre outros.
Os eixos das apresentações serão, em primeiro lugar, como ganhar competitividade através da conexão da produção e da gente, assim como a eficiência na união das cargas dos países do MERCOSUL com a Hidrovia ou através de Antofagasta, Chile. Do mesmo modo, outro aspecto prioritário, será a forma de baixar os custos do transporte de cargas, aumentar sua infraestrutura de transporte e a exploração de sócios para novas redes ferroviárias.
Também, assistirão diretores e membros de câmaras de comércio, grêmios industriais, exportadores, produtores agropecuários, consultores e provedores de produtos e serviços logísticos, ademais se espera a presença de autoridades do Governo do Paraguai, e representantes dos Ministérios de Obras Públicas de todos os países do bloco.
Do mesmo modo, assistirão Parlamentares do MERCOSUL. Esta Comissão está integrada pelos Parlamentares Hernán Cornejo, Miguel Cusi Cruz, Ramón Rioseco, e Tomás Strada (Argentina); Eliana Bertón (Bolívia); Danrlei de Deus, Afonso Hamm e Lucas Redecker (Brasil); Tomás Bittar, Ricardo Canese, Enzo Cardozo (Paraguai); Patricia Ayala e Juan José Olaizola (Uruguai); Lawrence Castro e Jeesus Yánez (Venezuela).
Inscrições
A participação para este evento é livre e gratuita. As inscrições para este evento, estão sendo coordenadas através da página Facebook.com/FERROCARRILESDELPARAGUAY.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Delegação do Paraguai