Parlamentares da América Latina e do Caribe discutem ações urgentes diante do aumento da fome

Agência PARLASUL (26/07/2019). Entre os dias 24 e 26 de julho foi realizado o VII Encontro de Planejamento das Frentes Parlamentares contra a Fome na América Latina e Caribe (FPH ALC), onde participou uma Delegação do Parlamento do MERCOSUL, composta por seu Presidente, o Parlamentar Daniel Caggiani. juntamente com os Parlamentares Luis Gallo (Uruguai) e Edith Benítez (Paraguai), em Cartagena das Índias, Colômbia.

Durante a jornada, mais de 60 Parlamentares de 23 países, trocaram suas experiências e planos de trabalho e fizeram um chamado os países para desenvolver ações urgentes para colocar o direito humano à alimentação no topo das agendas públicas, dado o aumento da desnutrição na região, uma vez que para cada pessoa que está com fome, mais de seis sofrem com sobrepeso.

Desde 2014, a redução da fome não progrediu na América Latina e no Caribe. De acordo com os números da FAO para 2018, a desnutrição afeta 42,5 milhões de pessoas, ou seja, 6,5% da população regional, número maior que as populações do Chile, Uruguai e Equador juntas.

O Presidente do PARLASUL, Parlamentar Daniel Caggiani (Uruguai), informou a agenda de trabalho para este ano de 2019 e apresentou o compromisso do PARLASUL na criação da primeira Lei marco regional sobre rotulagem de alimentos. "No mês de agosto estaremos apresentando como Parlamentares uruguaios esta iniciativa no PARLASUL, já que é um dos trabalhos fundamentais, levando em conta que na região 8 em cada 10 pessoas morrem de uma doença não transmissível (DNT)", indicou Caggiani.

No mesmo sentido, o Parlamentar Luis Gallo (Uruguai) declarou que “trocamos opiniões entre as frentes do PARLACEN, PARLANDINO e PARLATINO, e elaboramos uma agenda de trabalho, nos comprometemos como membros da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana para levar o tema à EUROLAT, o tema da fome zero e em todos os foros onde tenhamos que participar ”.

A Parlamentar Edith Benítez (Paraguai) também se manifestou afirmando que os temas discutidos estão de acordo com as experiências e expectativas dos diferentes países. Na mesa de trabalho em que participou, concluíram em “buscar dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado em nível local com os executivos dos países, a fim de poder trabalhar em conjunto para buscar uma participação cidadã ativa e conscientização, e buscar melhorias no orçamentos e aplicá-los nos setores mais vulneráveis ”, destacou Benítez.

Durante três dias, nas Mesas de Trabalho, foram discutidos diferentes temáticas, incluindo: Os desafios de 2019 no marco do Objetivo 2 (ODS2) da Agenda 2030; Acompanhamento dos compromissos da Cúpula Mundial de Madri (Espanha, 2018); A conformação da Aliança Ibero-Americana; A importância do controle de leis e políticas; e a gestão e troca de conhecimento como ferramenta para o cumprimento do ODS 2.

Essa atividade foi organizada pela Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e no Caribe (FPH ALC), com o apoio do Parlamento Latino-Americano e do Caribe (PARLATINO) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), através do projeto de apoio à Iniciativa América Latina e o Caribe sem Fome, apoiada pela AECID, do Programa Mesoamerica Sem Fome, apoiado pela Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), e o Programa FAO-Brasil.

Com informações da FAO.