Agência PARLASUL (23/07/2019). Na última segunda-feira, 15 de julho, no Palácio Legislativo de Montevidéu, foi realizada a LXV Sessão Plenária, onde a Parlamentar argentina María Luisa Storani apresentou um projeto relacionado ao Relatório da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela, que visitou a Venezuela de 19 a 21 de junho a convite do Governo venezuelano.
Durante a Sessão, a Parlamentar Storani, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos do PARLASUL, explicou que o projeto consiste em duas partes, a primeira é sobre tornar próprio o Relatório da Alta Comissária para que o Plenário possa aprová-lo como relatório do próprio Parlamento do MERCOSUL.
E o segundo artigo procura convidar a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos e ex-Presidente do Chile, Michelle Bachelet, para uma Sessão Especial, onde possa apresentar tudo o que foi declarado. Após as intervenções dos Parlamentares Oscar Ronderos (Venezuela) e Oscar Laborde (Argentina), o Plenário aprovou o convite à Alta Comissária.
Segunda a Parlamentar Storani "é importante salientar que este relatório será aprovado em Setembro nas Nações Unidas, pelo que espera que até agosto os Parlamentares possam votar o relatório. Além disso, a presença de todos os Parlamentares venezuelanos deve ser garantida através de medidas administrativas e políticas", disse a Parlamentar argentina.
Junto com a Parlamentaria Storani, participaram da redação da Proposta os Parlamentares radicais da Argentina Gabriel Fidel, Lilia Puig e Norma Aguirre.