PARLASUL adere à iniciativa "Frente Parlamentar contra a Fome"

Agência PARLASUL (23/07/2019). De 24 a 26 de Julho, se realizará o VII Encontro de Planejamento dos Frentes Parlamentares contra a Fome da América Latina e Caribe (FPH ALC) em Cartagena das Índias, Colômbia, com a participação do Presidente do Parlamento do MERCOSUL, o Parlamentar Daniel Caggiani junto ao Parlamentar uruguaio Luis Gallo, representando este Parlamento.

Nesta reunião, será debatido o Objetivo 2 (ODS2) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa "acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável", a fim de construir um mundo em que "ninguém fique para trás". Por isso, a importância da cooperação internacional dos Parlamentos regionais e sub-regionais, como o Parlamento Latino-Americano e Caribenho (PARLATINO), o Parlamento Andino (PARLANDINO) e o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL).

No mês passado, o Parlamento do MERCOSUL criou a sua Frente Parlamentar contra a Fome com o apoio da FAO. "Para dar sustentabilidade a essa frente contra a fome, procuramos ter um convênio com a FAO, além de acordar um calendário de trabalho conjunto", disse o Presidente Daniel Caggiani (Uruguai). Além disso, Jairo Flores, coordenador regional da Frente Parlamentar contra a Fome na América Latina e Caribe, disse em seu twitter que "é uma honra para nós ter o apoio de parlamentos regionais como o PARLASUL e ver que os compromissos da cúpula estão se tornando realidade".

As Frentes Parlamentares Contra a Fome da América Latina e Caribe (FPH ALC), juntamente com o Parlamento Latino-americano e Caribenho (PARLATINO), organizam esta atividade, que contará com a participação da Comissão Coordenadora da Executiva FPH ALC (CCE), dos coordenadores e coordenadoras dos 20 capítulos nacionais da FPH ALC, bem como dos representantes dos capítulos regionais e sub-regionais.

A realização desta atividade também é apoiada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), através do projeto de apoio à Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome, respaldado pela AECID, pelo Programa Mesoamérica Sem Fome, apoiado pela Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID), e pelo Programa FAO-Brasil.

A atividade visa acompanhar e fortalecer os planos de trabalho das FPHs, em nível nacional e regional, no marco dos compromissos assumidos no IX Fórum FPH-ALC e na Cúpula Mundial de Madri, ambos realizadas em Madri, Espanha, em outubro de 2018.