Agência PARLASUL (05/07/2019). No âmbito do II Fórum Internacional "Desenvolvimento do Parlamentarismo", na última quarta-feira (03), o Presidente do PALASUL Daniel Caggiani (Uruguai) reuniu-se com a Presidente do Conselho da Federação Russa, Valentina Matviyenko. Nesta ocasião, Matviyenko valorizou o PARLASUL como um dos projetos de maior sucesso na América do Sul e pretende desenvolver o acordo assinado com o PARLASUL em 2010.
Valentina Matviyenko também enfatiza a importância de estabelecer laços entre os círculos empresariais russos e uruguaios: "Em nossa cooperação com o Uruguai, vemos o país como um parceiro promissor. Apreciamos o fato de Montevidéu não apoiar as sanções comerciais contra a Rússia. O comércio bilateral cresceu mais de 30% em relação ao ano anterior.”.
A Presidenta afirma que existem boas perspectivas para investimentos e que os Parlamentos podem desempenhar um papel importante a este respeito. "Valorizamos muito o apoio do Uruguai às propostas russas nas Nações Unidas, como a rejeição da glorificação do nazismo", diz Matviyenko.
Por sua vez, Caggiani afirma que "somos fervorosos defensores de que o MERCOSUL possa estabelecer relações comerciais mais profundas com a Comunidade Econômica Eurasiática. O PARLASUL tem sido um defensor constante da solução pacífica das controvérsias, da não interferência externa e por isso aspiramos que a Venezuela seja capaz de resolver seus problemas internos de forma pacífica".
Em relação à cooperação entre o MERCOSUL e a Comunidade Econômica Eurasiática e ao acordo entre o Conselho da Federação Russa, a Presidente Valentina Matviyenko concluiu que "devemos preencher estes documentos com conteúdo político. Sou Presidenta da Assembleia da Comunidade de Estados Independentes (CEI) e estamos interessados em desenvolver o trabalho entre o PARLASUL e a CEI. Devemos tomar medidas práticas."