Agencia PARLASUL (04/07/2019). Esta semana, o Presidente do PARLASUL, Daniel Caggiani (Uruguai), se reuniu com o Ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguéi Lavrov, e com a Presidenta do Conselho da Federação Russa, Valentina Matviyenko. As reuniões realizadas em Moscou, no marco do II Fórum Internacional "Desenvolvimento do Parlamentarismo", buscaram aprofundar o diálogo político do PARLASUL com a Rússia e a União Econômica Euroasiática (UEE).
Junto à Parlamentar Cecilia Bottino, Presidenta da Câmara de Representantes do Uruguai, o Presidente Caggiani foi recebido na última terça-feira (02) pelo Ministro de Relações Exteriores da Federação Russa, Serguéi Lavrov. Na reunião, o Ministro destacou a grande participação de empresas russas nos países do MERCOSUL, e relembrou da assinatura em dezembro passado do Memorando de Entendimento entre o MERCOSUL e a UEE.
"Buscamos estreitar nossos laços com todos os organismos regionais e sub-regionais da América Latina e do Caribe. Após muitos anos de negociação, tivemos o status de Observador do Sistema da Integração Centro-Americana (SICA). Também desenvolvemos relações com a Aliança do Pacífico nos últimos tempos", afirma Lavrov.
Por sua parte, o Presidente do PARLASUL resaltou "a importância da Rússia para o multilateralismo e o grande diálogo que existe entre os países do MERCOSUL e a Rússia nos espaços de concertação internacional, como o Conselho de Segurança das Nações Unidas". Caggiani também destacou os desafios em comum que existem entre o bloco e a União Econômica Eurasiática, como, por exemplo, no que se refere à exploração petrolífera, já que ambas as regiões são hoje uma das principais reservas de hidrocarburetos.
A União Euroasiática é um projeto de integração econômica e política de direito embasado na União aduaneira da Bielorrusia, Cazaquistão e Rússia e o Espaço Econômico Único da UEE, y ampliável a outros estados da Comunidade Econômica Eurasiática (EurAsEC) e a Comunidade de Estados Independentes.