Agência PARLASUL (02/07/2019). Este domingo 30 de junho celebrou-se no Uruguai a primeira etapa do processo eletivo deste país. As eleições internas têm por objetivo determinar os candidatos presidenciais dos distintos Partidos como a composição de seus respectivos órgãos internos.
As eleições internas do Uruguai tem a característica de não serem obrigatórias para o eleitorado, mas se destaca que mais de um 40% dos votantes habilitados exerceu o voto, isto marca um aumento de 3% sobre os votos nas eleições anteriores, em 2014.
Nesta ocasião as três maiores forças políticas (Partido Nacional, Partido Colorado e Frente Amplio) repartiram-se aproximadamente o 94% dos votos emitidos.
Desta votação resultaram eleitos como candidatos para as eleições nacionais, a realizar-se em 27 de outubro, Luis Lacalle Pou pelo Partido Nacional, Ernesto Talvi pelo Partido Colorado e o Daniel Martínez pelo Frente Amplio.
Daniel Caggiani (Uruguai), Presidente do Parlamento do MERCOSUL, falou a respeito do ato eletivo expressando alegria por esta demonstração de civismo e democracia e como isto é extremadamente positivo para o MERCOSUL, pois marca um rumo democrático que espera seja um augúrio de maiores logros no futuro.