Agência PARLASUL (28/06/2019). Nos dias 1 e 2 de julho, o Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Daniel Caggiani (Uruguai), participará do Segundo Fórum Internacional "Desenvolvimento do Parlamentarismo", organizado pela Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia, na cidade de Moscou, Rússia.
Quando consultado, o Presidente Caggiani afirmou que "o PARLASUL propôs desenvolver o diálogo político e a cooperação não só com a Europa, com a qual temos um espaço como a EUROLAT, mas com outros blocos regionais e com a Rússia. A ideia é ter um espaço comum onde possamos partilhar diversas visões sobre questões internacionais, a validade do multilateralismo e a solução de controvérsias de forma pacífica".
Da mesma forma, Caggiani anunciou que realizará uma série de reuniões com altas autoridades do país anfitrião, com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov; o presidente da Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia, Vyacheslav Volodin; e a presidente do Conselho da Federação Russa, Valentina Matvienko. O Presidente Caggiani destacou a importância de convidar essas autoridades "para que possam visitar o Parlamento do MERCOSUL e que possamos assinar um acordo de entendimento, a fim de estabelecer um diálogo político permanente, como temos com outros espaços econômicos importantes", disse ele.
A abertura da Sessão Plenária do Fórum contará com a presença de Parlamentares e especialistas de mais de 145 países e organizações parlamentares internacionais. Por outro lado, a discussão das seções temáticas será baseada no debate sobre o papel dos Parlamentos no fortalecimento da segurança internacional, as melhores práticas da legislação nacional e perspectivas para o trabalho das instituições parlamentares internacionais e o apoio legislativo para o desenvolvimento da economia digital.
Durante as Mesas de Discussão serão discutidos: o Papel da regulação legal na redução da pobreza e da desigualdade; a Guerra da Mídia; a Agenda Legislativa Ambiental; o papel da juventude no desenvolvimento do parlamentarismo; e o direito humanitário internacional e a cooperação humanitária.
A visita terá lugar alguns meses após a assinatura pelo MERCOSUL de um memorando de entendimento com a União Econômica Eurasiática, um bloco de integração liderado pela Rússia e composto pela Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão, que, no seu conjunto, totalizam cerca de 182 milhões de habitantes.