Agência PARLASUL (19/06/2019). No ano em que comemora 100 anos de sua criação, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realiza sua 108ª conferência, em Genebra (Suíça).
O Parlamento do MERCOSUL participa da atividade como convidado da Organização Internacional do Trabalho e é representado pela Parlamentar brasileira Rosangela Gomes, Presidente da Comissão de Trabalho, Políticas de Emprego, Previdência e Economia Social.
Segundo a Parlamentar, "o Poder Legislativo também é responsável pela formulação das políticas de trabalho, emprego e economia social e pode cumprir um papel fundamental para a mediação entre empregadores, trabalhadores e governos em temas como negociação coletiva e reformas legislativas na área trabalhista e previdenciária."
A Parlamentar também ressalta que "o PARLASUL está atento às suas responsabilidades e que, ao longo deste ano, a Comissão de Trabalho tem realizado uma série de atividades relacionadas ao Centenário da OIT. Dentre elas, uma Sessão Extraordinária sobre o Futuro do Trabalho e a Declaração Sociolaboral do MERCOSUL e um Seminário sobre o Trabalho do Futuro em tempos de crescimento do uso da robótica e da inteligência artificial nas atividades produtivas. A participação na Conferência Internacional do Trabalho é fruto do nosso comprometimento na busca de soluções e de boas práticas para a criação de empregos diante desse novo cenário desde uma perspectiva regional."
A Conferência do Centenário da OIT reúne mais de 7 mil participantes e conta com a presença de Chefes de Estado, Ministros de Trabalho e representantes dos trabalhadores e de empregadores dos Estados-Membros. No final dos trabalhos da Conferência, será promulgada uma Declaração do Centenário da OIT cujo tema central é o Futuro do Trabalho.
Considerada como o principal fórum para o tratamento de questões sociais e trabalhistas, a Conferência é um espaço para a proposição e adoção de normas internacionais de trabalho. Seus membros também supervisionam a implementação de convenções e recomendações em nível nacional e votam resoluções que fornecem orientação para a política geral e atividades futuras da OIT.
Os resultados da Conferência Internacional do Trabalho da OIT servirão de referência para a atuação do Parlamento do MERCOSUL e para a elaboração de medidas voltadas para responder aos atuais desafios do mundo do trabalho que gerarão impacto nas próximas décadas nos países da região.