Sessão Plenária do PARLASUL repudia ações militares inglesas nas Ilhas Malvinas

Agência PARLASUL (17/06/2019). Nesta segunda-feira, o Parlamento do MERCOSUL se reuniu no Palácio Legislativo em Montevidéu, Uruguai, onde foram realizados a LXIV Sessão Ordinária e o 1° Seminário Internacional: Agenda 2030 no PARLASUL, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante a XLIV Sessão Plenária, tomaram posse os Parlamentares do Brasil: Rodrigo Cunha, Heitor Freire, Cezinha de Madureira, Gilson Marques e Pedro Lupion.

Nesta Sessão Plenária foi aprovada uma Declaração de repúdio ante o lançamento de mísseis das forças armadas britânicas desde o território das Ilhas Malvinas em clara violação de vários tratados e resoluções internacionais que tratam de ações desse tipo. Da mesma forma, outra Declaração aprovada expressa grande preocupação ante as controvérsias suscitadas em matéria de política externa em torno à causa das Ilhas Malvinas.

O PARLASUL também declarou de interesse o Manual básico de boas práticas para a atenção de vítimas de tráfico de pessoas e violência de gênero. Além disso, aprovou o reconhecimento recíproco de habilidades dos trabalhadores de edifícios e condomínios entre os países do MERCOSUL que busca facilitar a livre circulação de pessoas e sua certificação através de um Acordo marco regional.

Frente Parlamentar contra a Fome

O dia terminou com a criação e a primeira reunião da Frente Parlamentar contra a Fome. A reunião contou com a presença de Luis Lobo Guerra, Coordenador do Projeto de Apoio a Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome da FAO, quem destacou a importância de institucionalizar a relação entre a FAO e o PARLASUL.

Finalmente, o Presidente Daniel Caggiani informou que os membros da Mesa Diretora, em conjunto com a Presidência da Comissão para a Cidadania e Direitos Humanos, Cecilia Merchán, deverão retomar os contatos correspondentes para realizar uma visita ao ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. A visita estava programada para ocorrer no ano passado, mas uma decisão do tribunal a impediu.