Agência PARLASUL (17/06/2019). O Parlamento do MERCOSUL se reuniu nesta segunda-feira, em Montevidéu, Uruguai, onde realizou o Primeiro Seminário Internacional: Agenda 2030 no PARLASUL Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O “Seminário Internacional Agenda 2030 no PARLASUL” teve como principal objetivo refletir junto a autoridades, especialistas e Parlamentares sobre a incorporação em forma efetiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na agenda do MERCOSUL.
A mesa de abertura do evento esteve composta pelo Presidente do PARLASUL, Daniel Caggiani (Uruguai), a Presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do PARLASUL, Cecilia Merchán (Argentina), assim como o Secretário executivo do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do MERCOSUL, Juan Miguel Bibolini, e José Martins Felicio, Diretor do Instituto Social do MERCOSUL (ISM).
Felicio destacou que "se estão aperfeiçoando os métodos para a medição da pobreza multidimensional e os graus de bem-estar. As instâncias regionais e sub-regionais são importantes para implementar os ODS". Nesse sentido o ISM e o PARLASUL iniciaram os trabalhos para cooperar em matéria de acompanhamento dos ODS no nível do legislativo regional.
Luis Lobo Guerra, Coordenador do projeto de Apoio à Iniciativa América Latina e Caribe sem fome (FAO), remarcou que América Latina e o Caribe estão se distanciando um pouco da “fome 0” (ODS #2). A Diretora da CEPAL para Uruguai, Verónica Amarante, destacou que o apoio da CEPAL está marcado na agenda dos ODS para América Latina, onde se promovem espaços de colaboração regional e ação coletiva que tem sido fundamental em áreas como integração, comercio, política fiscal, tecnologia, migração e mudança climática.
O evento também contou com a participação de Parlamentares de todos os países do bloco, onde se procurou identificar prioridades e fortalecer o vínculo com atores, organismos e instituições, com o objetivo de elaborar um plano de ação que incorpore os ODS na agenda parlamentar, nas comissões de trabalho e consequentemente nos projetos do PARLASUL.
A atividade foi finalizada no Plenário do PARLASUL com a presença de Luís Yáñez, Oficial a Cargo da Secretaria da CEPAL, quem falou sobre o fato de que “a Agenda 2030 é um objetivo ambicioso, porém vital para a preservação do Planeta”. Logo usou da palavra Álvaro García, Diretor da Oficina de Planejamento e Orçamento da República Oriental do Uruguai, quem expressou que “a Agenda é fundamental, quase que a única agenda possível. Que transcenda os ciclos democráticos.”.
AGENDA 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovada pelas Nações Unidas em 2015 é o resultado de um grande acordo a escala mundial. Busca eliminar a pobreza e transitar a um caminho sustentável rumo ao desenvolvimento inclusivo.
Propõe 17 objetivos e 169 metas que resultam chave para o futuro do planeta: econômica, social e ambiental.