Agência PARLASUL (11/06/2019). Nesta próxima segunda-feira, 17 de junho, antes da LXIV Sessão Plenária será realizado o Primeiro Seminário Internacional sobre " Os desafios regionais para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030, no PARLASUL" na Antessala da Câmara dos Representantes do Palácio Legislativo de Montevidéu - Uruguai.
O PARLASUL tem como objetivo iniciar um caminho de autoavaliação das capacidades e necessidades para contribuir ativamente com os ODS. Para isto começa com este seminário informativo sobre os principais elementos da Agenda 2030, os 17 ODS e os contextos que os acompanham na região.
Cabe destacar que o PARLASUL fortaleceu uma maior aproximação com o Instituto Social do MERCOSUL e do Instituto de Políticas Públicas e Direitos Humanos do MERCOSUL sobre a experiência na implementação dos ODS na região, bem como organizações internacionais como o Programa das Nações Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), que contribuem para uma perspectiva da situação atual.
Como resultado deste primeiro seminário, se pretende identificar prioridades e fortalecer o vínculo com grupos vulneráveis, com o objetivo de elaborar um plano de ação que incorpore aos ODS nos mecanismos parlamentares de maneira bem-sucedida.
Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) é o resultado de um importante acordo mundial para eliminar a pobreza e promover um caminho sustentável para o desenvolvimento inclusivo. Foram concebidos 17 Objetivos de Desenvolvimento com 169 metas de ação para enfocar e coordenar políticas públicas com uma visão compartilhada da humanidade. Nesse sentido, os atores que intervêm no processo, como governos e Parlamentos, adquirem papel fundamental na execução e monitoramento de sua implementação.