Agência PARLASUL (06/05/2019). O Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Daniel Caggiani (Uruguai), realizou uma intensa atividade no dia de ontem (5 de junho), junto a integrantes da Delegação Paraguaia no Parlamento do MERCOSUL. Manteve um encontro com o Chanceler Nacional paraguaio, Luis Castiglioni e o Presidente do Congresso desse país, Silvio Ovelar e fez entrega da Declaração de interesse cultural do MERCOSUR da Feira Internacional do Livro de Assunção aos Diretores desta.
Logo de sua reunião com o Chanceler Nacional, Luís Castiglioni, o Parlamentar Caggiani, como Presidente do PARLASUL, indicou que traz de retorno ao Uruguai uma percepção muito positiva, porque, mais que uma reunião, o encontro se constituiu numa jornada de trabalho que deixou importantes conclusões e sobre tudo, muitos desafios para seguir trabalhando juntos com a Delegação e o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai. Também informaram ao Chanceler Castiglioni sobre as diversas atividades do Parlamento, finalizou.
Caggiani esteve acompanhado pelo Embaixador do Uruguai na República do Paraguai, Federico Perazza e os Parlamentares María Eugenia Crichigno, Enzo Cardozo, Ricardo Canese e Edith Benítez (Paraguai). O Presidente Caggiani solicitou ao Chanceler Castiglioni sua intermediação ante seus homólogos do Brasil e Argentina para avançar na aprovação do Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL, segundo tramo (FOCEM II), que é um fundo de mais de 1 (um) bilhão de dólares.
FOCEM: Paraguai e Uruguai os principais beneficiados
Este fundo financia as obras de infraestrutura, e tem como função atender as assimetrias do Bloco, especialmente aos menores países, como são o Paraguai e o Uruguai. O projeto FOCEM II já foi aprovado pelos Parlamentos do Paraguai e do Uruguai, e ainda precisa da aprovação do Brasil e da Argentina para completar o procedimento de internalização e que a nova Norma entre em vigência.
Ademais, Caggiani destacou que se encontrou com uma muito boa disposição do Chanceler e da Delegação paraguaia no PARLASUL, para buscar os caminhos de entendimento e seguir trabalhando todos juntos, em ambas as áreas, em pós do fortalecimento da integração regional.
O Presidente do Parlamento do MERCOSUL convidou ao Chanceler Castiglioni para comparecer, no mês de julho ou outro mês posterior, a uma sessão do organismo regional, com sede em Montevidéu (Uruguai) para expor sobre o processo de integração. A autoridade do Executivo comunicará sua disponibilidade, conforme a agenda de atividades.
Presidente do Congresso
Ao meio-dia, o titular do PARLASUL, junto à Delegação paraguaia, foi recebido pelo Presidente do Congresso paraguaio, Senador Silvio Ovelar; e ao culminar o encontro, o Parlamentar uruguaio indicou que informaram ao Senador sobre o plano de trabalho que vem se realizando no Parlamento do MERCOSUL.
“Manifestamos ao Presidente [Ovelar] das diferentes atividades que estamos desenvolvendo, em conjunto com a Delegação paraguaia, que é uma das que mais trabalha e comparece habitualmente ao Parlamento do MERCOSUL”, prosseguiu Caggiani.
Comitiva conjunta
Também convidaram ao Presidente do Congresso para acompanhar uma comitiva especial que irá aos Congressos da Argentina e do Brasil para trabalhar com o objetivo que estes possam aprovar a lei que permitirá a continuidade do FOCEM (FOCEM II). “Isto pode ser muito positivo para o Paraguai e pro Uruguai, que são os países que principalmente nos beneficiamos com este Fundo”, apontou.
Feira do Livro
Finalmente, já em horas da noite, o Presidente Caggiani se fez presente na Feira Internacional do Livro de Assunção; onde entregou o documento pelo qual o Parlamento do MERCOSUL declara de interesse cultural esta Feira. Em tal sentido, esteve presente para receber a distinção a Presidenta da Câmara de Livros e Autores do Paraguai, Carmen Da Costa, assim também como os membros Eduardo Gómez, Vidalia Sánchez e Fabrizio Zuccini.
Carmen Da Costa agradeceu a Declaração e recalcou a relevância deste fato, dado que buscam a fomentar a cultura e, ao mesmo tempo é um reconhecimento ao esforço que realizam diversos setores para promover a leitura.
Com informações do Departamento de Imprensa de RR.EE. e da Câmara de Senadores