O futuro da integração regional na agenda de debates do PARLASUL

Agência PARLASUL (31/05/2019). Nesta sexta-feira 31 de maio se reuniu o Parlamento do MERCOSUL para sua LXIII Sessão Ordinária. Esta Plenária se realizou na sua sede no Edifício MERCOSUL, em Montevidéu, Uruguai.

Prévio à Sessão Plenária, se realizou a primeira atividade do Ciclo de debates organizado pela Presidência do PARLASUL sobre o “O MERCOSUL e o futuro da integração regional”.

A abertura do evento esteve a cargo do Presidente do Parlamento do MERCOSUL, Parlamentar Daniel Caggiani (Uruguai), quem ressaltou que "desde o PARLASUL queremos contribuir no processo da Integração, promovendo espaços de reflexão sobre a situação atual e o futuro do bloco”.
Por outra parte, a Embaixadora Valeria Csukasi, Diretora Geral para Assuntos de Integração e MERCOSUL da Chancelaria do Uruguai, remarcou a importância que têm a nova agenda que se está promovendo para conseguir um MERCOSUL, onde a comunicação tenha um papel fundamental, entre outros. Também participaram do painel de abertura o Dr. Carlos Luján, docente da Universidade da República do Uruguai (UdelaR) e Sebastian Sperling, Representante da Fundação Friedrich-Ebert no Uruguai, quem falou sobre a necessidade da integração, mais além dos acordos econômicos, ressaltando o papel do Parlamento do MERCOSUL.
“A situação da integração sul-americana e o MERCOSUL” foi o seguinte bloco de expositores, onde participaram diferentes acadêmicos como o Dr. Camilo López (UdelaR), o Dr. Agustín Colombo (UNTREF) e o Dr. Luciano Wexell (UNILA).
O último painel da atividade contou com a participação de Parlamentares do MERCOSUL. A Parlamentar paraguaia María Eugenia Crichigno expressou que “a integração começa a partir do Guaraní. O MERCOSUL no contexto da integração regional é o projeto com maior desenvolvimento e identidade mundial.” Já o Parlamentar brasileiro Humberto Costa recordou que “o fortalecimento e a consolidação do MERCOSUL pressupõem um enfrentamento permanente de suas assimetrias. A recuperação de seu sentido estratégico inicial pode gerar um processo amplo de integração, não só de suas economias, senão de suas sociedades.”. Encerrou o painel, o Parlamentar argentino Jorge Taiana quem remarcou que “nós, como Parlamento, devemos combinar o pensamento e a ação. Porque o MERCOSUL está vivendo um processo de desintegração”.
Assista o vídeo do evento

LXIII Sessão Ordinária

Logo de iniciada a Sessão Plenária se procedeu com a tomada de compromisso dos Parlamentares do Brasil - Márcio Bittar, Nelsinho Tradd, José Rocha, Marcel Van Hattem, Paulo Ramos, Perpétua Almeida, Roberto de Lucena e Zeca Dirceu - e da Parlamentar argentina Nancy D'Auria.

Posteriormente, entre os pontos aprovados destaca-se a Recomendação ao Conselho do Mercado Comum que promove e busca que os serviços básicos de luz, gás natural, gás líquido, saneamento e água sejam considerados Direitos Humanos. E também a Declaração de interesse por parte do PARLASUL do Projeto de Corredor Bi-oceânico Noroeste Argentino-Centro, que interconectaria com outros corredores atuais e futuros. Os Parlamentares argentinos Alejandro Karlen, Gabriel Fidel e Alberto Asseff apoiaram esta Declaração, ressaltando a importância da interconectividade e recuperação das vias ferroviárias como forma de desenvolvimento do país e seus cidadãos.

A Sessão Plenária finalizou, dando passo ao evento organizado pela Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Moradia, Saúde, Meio Ambiente e Turismo denominado “Foro sobre Reciclagem de Pneus” que contou com a participação de Parlamentares, organizações sociais e empresariais.

A LXIV Sessão Ordinária está programada para se realizada no próximo dia 17 de junho, na cidade de Montevidéu, Uruguai.