Comissão de Infraestrutura estuda possível convênio entre PARLASUL e a Confederação de Pecuaristas da Bolívia

Agência PARLASUL (13/05/2019). Na segunda-feira, 29 de abril, a Comissão de Infraestrutura, Pecuária, Agricultura, Pesca e Energia do Parlamento do MERCOSUL, recebeu uma proposta do Presidente da Confederação de Pecuaristas da Bolívia (CONGABOL, por suas siglas em espanhol), Oscar Ciro Pereyra Salvatierra, com a finalidade de promover um Convênio Interinstitucional de Cooperação entre o PARLASUL e a CONGABOL, a fim de desenvolver o labor pecuário em forma integral.

Os aspectos que apresentou o Presidente da CONGABOL foram: Investigação, Capacitação, Normas, Organizacional, Sanidade, Mercados Internos e Externos, Financeiro, Infraestrutura e Equipamento, Informação, Transferência de Tecnologias e a Geração de um Instituto de Pecuária Boliviana. Estas iniciativas serão coordenadas especialmente com o Ministério de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural, Ministério de Desenvolvimento Rural e Terras e com a Chancelaria da Bolívia.

Na reunião também esteve presente o Instituto Nacional de Carnes (INAC), agência do governo do Uruguai cujo trabalho principal é a proposição, assessoramento e execução da Política Nacional de Carnes; e da Deputada da Assembleia Nacional da Bolívia, Eusebia Fernández Montes, Presidente do Comitê de Pecuária.

A Proposta logo terá um ditame jurídico e será derivada à Comissão de Infraestrutura do PARLASUL; posteriormente terá um análise dos países membros em seus respectivos Ministérios de Pecuária ou Agricultura, aos que se somarão o INAC do Uruguai e a Associação Rural do Paraguai (ARP).

Segundo a Parlamentaria Eliana Bertón (Bolívia) a importância do Convênio é garantir a produção de alimentos na região, através da colaboração técnica no âmbito da integração dos países do MERCOSUL.

Por sua vez, o presidente da CONGABOL, manifestou que “este é um primeiro grande passo para acelerar o crescimento sustentável da pecuária boliviana, na qual se encontram inseridos produtores de gado bovino de carne e leite, ovino, camelídeos e outros, por exemplo, a partir da criação de um Instituto de Pecuária, serão geradas propostas e ações em coordenação Público-Privada, para que Bolívia potencie sua pecuária, impulsionando o esforço de produtores, grandes, médios e pequenos”.

A Comissão de Infraestrutura está conformada pelos Parlamentares Tomás Strada, Hernán Cornejo, Ramón Rioseco, Miguel Ángel Cusi Cruz e Tulio Caponio (Argentina); Eliana Bertón Guachalla (Bolívia); Danrlei de Deus, Afonso Hamm, Lucas Redecker e Édio Lopes (Brasil); Enzo Cardozo (Presidente) e Ricardo Canese (Paraguai); Patrícia Ayala e Juan José Olaizola (Uruguai); Lawrence Castro Vivas (Vice-presidente), Guillermo Antonio Luces e Jeesus Yánez Morales (Venezuela).

Com informações do Departamento de Comunicação da CONGABOL